Emagrecer sem ter que passar horas na academia é o sonho de muita gente, tanto que sempre surgem dietas da moda , variações de sucos detox ou shakes que prometem resultados rápidos, mas para perder peso a principal tática é fazer mudanças na alimentação e, aparentemente, o chai, aquele famoso chá indiano, pode ajudar.
Esse chá indiano ficou muito conhecido no Brasil em 2009, ano em que foi exibida a novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, entretanto não se falava muito nessa época dos benefícios para a dieta que o chai possui. A receita pode variar, mas geralmente a bebida leva leite, canela, cravos na índia, gengibre, pimenta-do-reino, cardamomo, chá preto e outras especiarias.
A novidade é que um recente estudo publicado no National Center for Biotechnology Information (NCBI) indica que ele estimula o organismo a queimar gordura . Segundo informações do portal britânico Daily Star , durante o estudo os especialistas notaram que os participantes que tomaram a bebida por três meses diminuíram a circunferência da cintura em quase dois centímetros.
Bom, mas antes de você ficar animada, saiba que os efeitos do chá diminuíram após seis meses, por isso, os especialistas acreditam que tomá-lo regularmente não garante resultados duradouros. Também não é muito aconselhado beber esse chá em excesso, e os profissional ressaltam que manter uma dieta saudável e equilibrada ainda é o melhor caminho para emagrecer e manter o peso.
Ingredientes que tornam o chai poderoso
Quando se pensa na queima de gordura, os pesquisadores sabem que o chá preto é o ingrediente que mais ajuda, mas o gengibre presente nessa bebida também pode garantir os mesmos benefícios. Eles chegaram a essa conclusão depois de acompanharem o impacto dessa especiaria em um grupo de homens acima do peso.
Esses homens relataram uma sensação maior de saciedade que os fazia querer comer menos, e os especialistas associaram isso ao gengibre presente na bebida. Essa teoria é apoiada por pesquisadores da Universidade Agrícola da China.
Os cientistas também coletaram dados de 60 estudos diferentes para ver como essa raiz pode afetar o corpo. Após as análises, eles acreditam que o gengibre ajuda na digestão de carboidratos, na queima de gordura e na regulação da insulina, por isso, pode ser usado contra a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e outros distúrbios relacionados.
Resumindo, para os pesquisadores esse chá pode ser incluído na dieta, pois ele realmente tem muitos benefícios. Entretanto, ele não é algo milagroso que fará uma pessoa que não leva um estilo de vida saudável a emagrecer.
Como fazer?
Incluir essa bebida na dieta é simples. É fácil encontrar saquinhos desse chá em supermercados e também é possível fazer em casa, já que a receita é bem simples.
O primeiro passo é esmagar uns três ou quatro cardamomos, um punhadinho de pimenta-do-reino e o cravo.
Depois, coloque-os em uma panela média, juntamente com a canela em pau, uma colher de chá de gengibre, uma xícara de leite e outra de água. Deixe ferver, adicione um pouco de chá preto lá por deixe por dez minutos.
Após esse tempo, seu chai está pronto, só não se esqueça de coar antes de beber.