Tamanho do texto

Segundo médico, se o objetivo é perder peso, a bebida pode ser combinada com a dieta do jejum intermitente. Veja mais dicas de como consumir o café

Uma xícara de café quentinho ajuda a dar pique para encarar o dia. E se ingerida no horário e na maneira correta, a bebida pode ajudar a eliminar aqueles quilos indesejados e se tornar um grande aliado da dieta. 

Leia tudo sobre dieta

Em alguns momentos, o café é aliado da dieta. Em outros, deve ser evitado
shutterstock
Em alguns momentos, o café é aliado da dieta. Em outros, deve ser evitado


O café é rico com cafeína, uma substância estimulante que ajuda a despertar, e também atua como um termogênico , acelerando o metabolismo. E o metabolismo acelerado, em linhas gerais, faz com o que organismo queime mais gordura .

O site "Byrdie" conversou com especialistas para saber como tirar o melhor proveito dessa bebida quando o assunto é emagrecimento e boa forma. Veja os detalhes: 

Quando e como consumir?

Segundo a especialista em dieta Dara Godfrey, o ideal é consumir de duas a três xícaras da bebida antes das 15h. A cafeína também pode espantar o sono de quem é mais sensível a substância, portanto, é melhor não ingerir a bebida à noite. 

Ela também lembra que é importante consumir o café preto e puro, sem leite, creme ou açúcar, para aproveitar os benefícios. 

Já o médico Ralph Esposito aconselha usar a bebida como um pré-treino. "Deixe de lado aquelas bebidas energéticas cheias de açúcar e ingredientes artificiais que vão aumentar seu apetite e fazer mal para sua flora (bactérias boas do sistema digestivo). Tome uma xícara de café antes do exercício. Isso vai te dar a energia que você precisa e ainda melhorar a queima de gordura". 

Esposito explica que isso acontece porque quem tem o hábito de beber um cafezinho tem um aumento no hormônio adiponectina, substância que o corpo usa para queimar gordura, açúcar, acelerar o metabolismo e acabar com a fome. 

 Se a ideia é perder peso, o médico recomenda combinar a bebida com jejum intermitente . De acordo com informações do médico ao portal, nesse tipo de jejum a pessoa fica de 12 a 16 horas sem comer e nesse tempo o corpo usa os estoques de açúcar e gordura como fontes de energia. Um cafezinho nesse período ajudaria a acabar com a vontade de comer e ainda enviaria uma mensagem ao corpo para utilizar aquelas células de gordura, principalmente se ingerido nas últimas horas do jejum.

"Se o jantar foi às 20h, então tome o cafezinho ao acordar e espere duas horas para comer para que seu corpo faça o processo de queimar gordura", diz Esposito ao "Byrdie". 

Ele ainda tem mais uma dica: apostar na versão descafeinada da bebida logo antes ou depois da refeição. A bebida ajuda a diminuir o apetite e, com isso, há menos riscos de exagerar na quantidade de comida no prato. 

Sem exageros

Falando em exageros, é preciso cuidado para que os benefícios da bebida não viram problemas. Dara Godfrey lembra que o corpo se acostuma à cafeína, que com o tempo "perde" seus efeitos. Já o médico também fala ao site que beber muito café aumenta  hormônio do estresse e que impede o emagrecimento em mulheres. Além disso, ele aconselha evitar a bebida durante a TPM ou no período menstrual, pois ela pode contribuir para o inchaço e causar mais cólicas. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.