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Fazer exercícios de forma errada pode comprometer a saúde e os resultados

Sabemos de um dos fatores importantes para conquistar o abdômen definido é apostar em um bom treino para a região . Mas será que você está fazendo os abdominais da maneira correta? Além disso, pode estar cometendo outros erros no treino e na rotina que te deixam mais longe da barriga chapada. 

Como ressalta Monique Bernardo, professora da rede de academias Bio Ritmo, para ter o abdômen definido é preciso, sim, seguir firme nos treinos. Mas para alcançar os resultados é preciso tomar alguns cuidados e evitar alguns erros bastante comuns nos movimentos. 

Erro #1: cuidado com o "pescoçal"

Cuidado para não forçar demais o pescoço ou o exercício que deveria ajudar a ter um abdômen definido vai te trazer problemas
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Cuidado para não forçar demais o pescoço ou o exercício que deveria ajudar a ter um abdômen definido vai te trazer problemas

O abdominal mais tradicional é aquele que a pessoa fica deitada no solo, com os pés apoiados no chão e joelhos flexionados. Ela deve elevar o tronco até sentir que os ombros saíram do chão. Entretanto, tem muita gente por aí que faz um "pescoçal" ao invés do abdominal. 

O erro é concentrar a força no pescoço ou tentar tirar o cabeça do chão, sem elevar o tronco. Como afirma a professora, a força do exercício deve ser concentrada no abdômen. 

Erro #2: muita pressa

Seja qual for o exercício, não tenha pressa. Para ter o abdômen definido é preciso concentrar a força nos músculos no tempo certo
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Seja qual for o exercício, não tenha pressa. Para ter o abdômen definido é preciso concentrar a força nos músculos no tempo certo

Geralmente os abdominais fecham o treino e aí, já cansado de todo o trabalho, o que você mais quer é acabar logo e voltar para casa. Nesse momento, acaba fazendo os exercícios na pressa, com movimentos com uma velocidade muito rápida. Mais um erro, segundo Monique. 

A dica para evitar acelerar demais o movimento é contar com a ajuda da respiração. "Inspire na descida e expire na subida, podendo considerar a velocidade pela própria respiração, ou, por exemplo, subir em 2 segundos e descer em 2 segundos", sugere a educadora física. 

Erro #3: mãos atrás da cabeça

O correto ao fazer o exercício para ter o abdômen definido é posicionar as mãos ao lado da cabeça
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O correto ao fazer o exercício para ter o abdômen definido é posicionar as mãos ao lado da cabeça

Fazer isso pode contribuir ainda mais para o primeiro erro. Portanto, cuidado para não apoiar as mãos atrás da cabeça e forçar o pescoço ainda mais. 

Monique dá duas poções bem mais seguras: você pode manter as mãos ao lado da cabeça, na direção das orelhas, ou cruzar os braços à frente do corpo. 

Erro #4: queixo colado no peito

Para ter o abdômen definido, nada de fazer como na foto e colar o pescoço no queixo nos exercícios
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Para ter o abdômen definido, nada de fazer como na foto e colar o pescoço no queixo nos exercícios

Colocar as mãos atrás da cabeça também pode fazer com que a pessoa cole o queixo no peito e tente elevar o tronco "enrolando" o corpo, como se fosse uma bolinha. Isso também é errado e prejudicial, uma vez que força a cervical e pode causar dores e desconforto na região. 

O indicado é fazer o movimento mantendo o peito aberto. Uma dica da professora é fixa o olhar em um ponto fixo. Isso ajuda a ficar mais concentrado ao longo do exercício e também a manter a postura correta, que trabalha o abdômen de fato. 

Leia também: 7 erros comuns na prancha abdominal e como corrigi-los

O que mais te afasta do abdômen definido

Para ter o abdômen definido é preciso pensar em exercícios de musculação, treino aeróbico e também na alimentação
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Para ter o abdômen definido é preciso pensar em exercícios de musculação, treino aeróbico e também na alimentação

Monique Bernardo lembra ainda que o abdômen é um conjunto de músculos - tanto superficiais e quanto profundos - que ficam atrás da barriga. Fortalecê-los é importante, mas você não conseguirá ver os resultados se tiver uma capa de gordura cobrindo a região. 

"Engana-se quem pensa que quanto mais abdominais realizar, mais rápido irá perder barriga . Os músculos irão aparecer na medida em que a gordura for eliminada com o treino aeróbico , junto com a musculação e a alimentação balanceada", resume a professora. 

Além disso, especialistas também destacam a importância de um dia de descanso. Esse é o tempo que o corpo precisa para se recuperar e para a musculatura se desenvolver. Portanto, tenha paciência na busca pelo abdômen definido e, na dúvida, procure o auxílio de um profissional de educação física para montar um treino adequado para você. 


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