A funcionária pública Zilda Waléria Miranda, de 35 anos, sempre foi gordinha, mas a briga com a balança começou de fato quando ela tinha cerca de 10 anos e começou a sentir os impactos de estar acima do peso . Ela sofreu bullying, passou a se “esconder” com vergonha do corpo e por medo de ser notada. Entretanto, Waléria deu a volta por cima e conseguiu emagrecer rápido - perdeu 80 kg em oito meses - e conta ao Delas como foi esse processo.

Zilda Waléria conseguiu emagrecer rápido, ela perdeu 80 kg em apenas 8 meses e deixa claro que conseguiu com apoio
Arquivo pessoal
Zilda Waléria conseguiu emagrecer rápido, ela perdeu 80 kg em apenas 8 meses e deixa claro que conseguiu com apoio


Na época de escola, a funcionária pública sofria muito bullying por conta do seu nome “Zilda Waléria” e isso acabou se agravando por ela estar acima do peso e não conseguir emagrecer rápido . “Eu me tornei uma pessoa extremamente tímida, retraída, com vergonha de tudo, e com o passar do tempo fui engordando cada vez mais. Era muito difícil ver todas as minhas amigas magrinhas e eu gordinha, elas começando a arrumar namoradinhos e eu, não.”

Waléria fala que na época as pessoas não davam muita importância ao bullying e acrescenta que, na verdade, esse termo nem era conhecido. Além isso, ela lembra que a mãe sempre trabalhou muito e, como estava sempre correndo, acabava não prestando atenção no que acontecia com a filha. “Eu ficava calada, nunca comentei nada, acho que por vergonha e por não ter muito que fazer”, afirma.

Era só eu deixar de tomar o remédio ou sair da dieta, que engordava em dobro... Cheguei a engordar o triplo"

Todo esse sofrimento gerou um complexo que continuou assombrando a funcionária pública por anos. Ela diz que sempre esteve acima do peso, mas após engravidar por duas vezes, engordou ainda mais. Atualmente, os filhos dela têm nove e 14 anos e, ao longo desses anos, ela não conseguiu perder peso e muito menos emagrecer rápido.

Desde a adolescência, Waléria tentou diversas coisas para emagrecer. “Fiz todas as dietas possíveis e tomei remédios também com acompanhamento médico e tudo. E dava certo! Eu realmente conseguia emagrecer rápido, mas era só eu deixar de tomar o remédio ou sair da dieta, que engordava em dobro... Cheguei a engordar o triplo”, conta.

Um comentário fez tudo mudar  

Waléria notou que emagrecer rápido é possível mudando o estilo de vida e adotando hábitos saudáveis
Arquivo pessoal
Waléria notou que emagrecer rápido é possível mudando o estilo de vida e adotando hábitos saudáveis


Vendo que nada estava dava um efeito definitivo, ela cogitou fazer uma cirurgia bariátrica e chegou a ir ao médico e fazer tudo o que é recomendado no pré-operatório. “Dizia para todo mundo que eu ia fazer e estava me preparando para isso. Era como uma válvula de escape, sabe? Mas o meu medo era muito grande, fui enrolando, enrolando... Até que conheci um programa de exercícios e não precisei de cirurgia, graças a Deus”, fala com certo alívio.

Ela adotou o Afine-se, um método de emagrecimento baseado na geração de hábitos saudáveis . A funcionária pública fez a avalição sem muitas esperanças e sem muita vontade. O maior choque foi quando subiu na balança e viu que estava muito acima de 100 kg (ela não se sentiu confortável em dizer do Delas o peso exato da época). Mesmo assim continuou e só decidiu tentar esse método porque já estava lá.

A postura de Waléria mudou quando ela foi fazer a primeira massagem, que faz parte do programa, e ouviu um comentário da sua estrategista de emagrecimento, Marcela Magalhães. “Meu pai morreu quando eu tinha dois anos e, por isso, tenho um cuidado excessivo com minha mãe. Somos muito ligadas mesmo e faço tudo por ela! E, neste dia, a Marcela me perguntou a idade da minha mãe e falei que ela tem 70 anos”, lembra.

“Assim que falei a idade, ela me disse: ‘Nossa, você tem tanto medo da sua mãe morrer, mas já parou para pensar que sua saúde está similar a da idade dela?’. Aquilo para mim foi o maior tapa na cara da minha vida. Eu nunca tinha parado para pensar nisso e se eu continuasse do jeito que eu estava, com certeza, eu poderia partir antes dela. Foi um misto de raiva, desespero, angústia, mas que se transformou em determinação, garra e força para mudar de vida.”

Como emagrecer rápido 

Waléria conseguiu focar e emagrecer rápido depois que ouviu um comentário envolvendo sua mãe que a deixou arrasada
Arquivo pessoal
Waléria conseguiu focar e emagrecer rápido depois que ouviu um comentário envolvendo sua mãe que a deixou arrasada


Com uma nova postura, Waléria focou no seu processo de emagrecimento , uma trajetória que ela define como rápida e linda. “Meu processo de emagrecimento foi ótimo. Comecei em março e agora, em novembro, e já foram 80 kg perdidos! Eu digo com sinceridade que foi fácil, pois eu contei com uma equipe maravilhosa em todo esse processo. Para mim, isso que fez toda a diferença”, diz.

Tinha muita vergonha, não saia de casa, era muito carente. Por isso, contar com todo um suporte foi determinante

A funcionária pública afirma que acha incrível quando as pessoas que estão acima do peso e se aceitam como são, mas esse não era o caso dela.

“Tinha muita vergonha, não saía de casa, era muito carente. Por isso, contar com todo um suporte foi determinante para o resultado. Eu costumo dizer que todo mundo tinha que ter uma coaching na vida, porque ela me ofereceu toda a segurança, apoio e força necessária para eu não desistir”, relata.

Para se manter sempre motivada, em nenhum momento o foco de Waléria foi perder 80 kg, o combinado era sempre ter como objetivo ir perdendo de 10 em 10 kg. “Quando eu perdia 10kg, comemorávamos muito e íamos em rumo de mais 10, de pouco em pouco, sem pressão e, no fim, conseguir emagrecer rápido.”

Complexos ainda existem

O segredo de Waléria para emagrecer rápido é ter um suporte de qualidade que não te deixe desistir no processo
Arquivo pessoal
O segredo de Waléria para emagrecer rápido é ter um suporte de qualidade que não te deixe desistir no processo


Por conta de todo o complexo que nutriu desde a infância, Waléria ainda se critica muito quando se olha no espelho. “Acho que por passar a vida toda acima do peso, muitos anos obesa, meu cérebro ainda não se acostumou com essa nova forma, então ainda não me vejo maravilhosa. Eu ainda não vejo o que as pessoas vêm, por isso, estou trabalhando a questão psicológica”, conta a mãe que, agora, planeja fazer uma abdominoplastia.

Mesmo não se vendo “perfeita”, a funcionária pública garante que é muito gratificante tudo que está vivendo. “Entrar numa calça 40 da minha filha de 14 anos, a toalha fechar em mim, conseguir entrar de uma vez no carro, varrer e faxinar minha casa, nada paga isso. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença. Só quem é e foi obesa sabe o que estou dizendo. Para pessoas magras isso é normal, não faz diferença, mas pra mim é uma grande conquista.”

Entrar numa calça 40 da minha filha de 14 anos, a toalha fechar em mim, conseguir entrar de uma vez no carro, varrer e faxinar minha casa, nada paga isso"

Depois de todo esse processo, Waléria se considera uma pessoa totalmente saudável, diz que todos os seus exames estão em dia e sua disposição está maravilhosa.

“A minha vida é totalmente outra. No feriado, por exemplo, eu fui para a praia com meus filhos, coloquei maiô, entrei no mar, brinquei na areia... Coisas que eu nunca faria antes. Estou participando ativamente das vidas dos meus filhos. Isso não tem preço, mesmo”, enfatiza.

Para  quem está acima do peso e não consegue emagrecer rápido e com facilidade, a dica que Waléria dá é ter muita determinação e – principalmente – procurar por pessoas que te ajudem nesse processo, pois isso é necessário para não cair, desistir ou fraquejar. “O meu segredo para conquistar esse objetivo, após tantas tentativas frustradas, é encontrar um bom suporte, isso é realmente fundamental”, conclui.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!