Vire e mexe um nutriente é apontado como vilão e muitos defendem que ele deve ser cortado no cardápio por aqueles que querem emagrecer ou seguir uma dieta mais saudável. A lactose já foi colocada nesse posto. Mas será que consumir esse nutriente engorda? É realmente necessário cortá-lo da alimentação  para entrar em forma? 

Lactose não engorda, mas pode fazer mal para algumas pessoas. Ficou na dúvida? Leia mais sobre esse açúcar
shutterstock
Lactose não engorda, mas pode fazer mal para algumas pessoas. Ficou na dúvida? Leia mais sobre esse açúcar


Segundo a nutricionista Ana Paula Del'Arco, que também é consultora da Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos), esse rótulo não é justo. Para algumas pessoas a lactose realmente faz mal e deve ser eliminada do cardápio, mas isso não é uma regra geral. 

Essa substância é um tipo de carboidrato, conhecida popularmente como açúcar do leite e seus derivados. Ana Paula explica que ela é uma fonte de energia, mas que para o organismo usar tal energia é o preciso que ela seja quebrada em pequenas partículas. No final, ela vira uma molécula de glicose e outra de galactose.

Aí está o problema: o corpo de algumas pessoas não consegue fazer essa quebra. Em nosso organismo há uma enzima chamada lactase que é a responsável por quebrar esse açúcar do leite e derivados. Tem gente que não produz mais essa enzima ou a produção não é o suficiente para quebrar e absorver tudo que é consumido. Essas pessoas, por exemplo, estão no grupo daquelas que devem retirar a lactose do cardápio. 

Dúvidas sobre lactose respondidas

Lactose está presente no leite de vaca e seus derivados
shutterstock
Lactose está presente no leite de vaca e seus derivados

Ainda tem dúvidas sobre o tema? Veja perguntas respondidas: 

1. O que é intolerância a lactose ?

É justamente essa dificuldade em quebrar as partículas desse açúcar. Quem apresenta esse problema e consome leite e derivados, segundo Ana Paula, pode apresentar sintomas como, dor, distensão abdominal, inchaço, gases e diarreia. 

A intorelância pode aparecer em diversos níveis em diferentes pessoas. Geralmente o leite é o produto que causa mais problemas. Há quem tenha um intolerância mais leve e consiga, por exemplo, consumir queijo sem apresentar muitos sintomas indesejados, mas que sofra ao beber leite. Há também intorelância mais severa, quando tudo faz mal. 

A indicação são os produtos lacfree. Eles mantém as mesmas propriedades das versões tradicionais, mas como o açúcar já está quebrado, não provocam desconforto nos intolerantes. 

2. Dieta lacfree é uma dieta mais saudável para todos?

Se você tiver um quadro de intolerância, sim. Entretanto, se não apresentar nenhum problema em relação a esse açúcar, esse não é um bom caminho. "Para aqueles que não apresentam intolerância, excluir qualquer grupo alimentar da dieta não é uma opção saudável. No caso do grupo dos lácteos, excluí-los da dieta pode prejudicar o atingimento do correto balanço nutricional, principalmente em cálcio", ressalta Ana Paula.

3. Mas consumir lactose não engorda?

Não. O que acontece é que quando há uma intolerância, o organismo reage e, como disse Ana Paula, pode inchar. Aí, ao cortar esse nutriente, o inchaço diminiu e a pessoa acha que emagreceu e não foi bem assim. 

Além disso, o leite sem lactose tem um índice glicêmico mais elevado que o tradicional e engorda até mais, já que pode provocar mais picos de insulina no sangue - por causa do índice glicêmico - e esse açúcar que "sobra" nas células e não é consumido em forma de energia pelo corpo vira gordura acumulada. 

4. E o que é alergia à proteína do leite?

Esse é outro problema. Nem todo incômodo vivido por quem ingere leite e derivados tem ligação com o açúcar. O problema pode ser uma alergia às proteínas do leite de vaca (caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina). Nesse caso, como fala Ana Paula, qualquer quantidade é suficiente para causar uma reação. 

Quem tem APLV (alergia à proteína do leite de vaca) pode ter sintomas como sangue nas fezes, cólicas, diarreia e constipação. Pode também ocorrer problemas de pele como dermatite atópica e outras manifestações cutâneas. 

Nesse caso, a recomendação é não consumir nenhum produto que contenha leite de vaca na composição. Uma alternativa é o leite vegetal . Ainda assim, como ressalta a nutricionista, é preciso um acompanhamento de um profissional para que a dieta dessa pessoa não fique deficiente em nenhum nutriente fundamental. 

Leia também: Sobremesa sem leite: veja receitas saborosas e que cabem na dieta

5. Se não tiver nem intorelância e nem alergia, faz bem consumir leite a vida toda ou esse é um alimento só da infância?

Se não há problemas com lactose ou com as proteínas, não há motivo para retirar o leite do cardápio, pelo contrário. "O consumo do leite e seus derivados são recomendados durante toda a vida, compondo uma dieta balanceada e equilibrada, uma vez que são ricos em cálcio, em proteínas de alto valor biológico, vitaminas, gorduras e tantos outros nutrientes fundamentais para o organismo", afirma Ana Paula.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!