Leite vegetal é tudo igual? Nada disso. Esse tipo de bebida é um substituto para o leite de vaca para aqueles que sofrem com problemas com lactose ou para quem busca um mudança no cardápio. E com a popularização, há uma grande variedade desses leites disponíveis no mercado ou receitas para você prepará-los em casa. 

Leia também: Como incluir o leite vegetal na dieta?

Você sabe qual a melhor opção de leite vegetal para seus objetivos?
shutterstock
Você sabe qual a melhor opção de leite vegetal para seus objetivos?


Recentemente, uma pesquisa da McGill University, do Canadá, analisou quatro tipos mais comuns de leite vegetal e apontou qual a melhor opção para diversos objetivos, daquele mais saudável ou o mais indicado para quem perder peso . Para o estudo, foram comparados os valores nutricionais de 240 ml dessas bebidas vegetais não adoçadas com a mesma quantidade de leite de vaca. Os resultados foram publicados no "Journal of Food Science and Technology" e viraram tema de uma reportagem do jornal britânico "Daily Mail" nesta semana. 

Leia também: Cortar glúten e lactose é mais saudável e ajuda a emagrecer?

Leite de soja é a opção mais saudável

Leite de soja é rico em nutrientes e em proteína
shutterstock
Leite de soja é rico em nutrientes e em proteína

De acordo com a pesquisa, essa é a escolha com o melhor valor nutricional porque apresenta uma boa concentração de nutrientes que podem ajudar a combater o câncer, com as isoflavonas. 

Entretanto, há que não seja muito fã desse leite porque acha que ele tem um sabor residual de grão. 

Leite de amêndoas é o melhor para a dieta

Leite de amêndoas é uma boa opção de leite vegetal para quem quer emagrecer
shutterstock
Leite de amêndoas é uma boa opção de leite vegetal para quem quer emagrecer

Essa opção é indicada para quem quer emagrecer porque é uma bebida recheada de gorduras boas, que ajudam no controle do peso e também a melhorar os níveis de colesterol ruim no sangue. Entrentanto, ele não não é tão rico em nutrientes. 

Leite de arroz tem o melhor sabor

Leite de arroz tem um sabor agradável, mas pode ser um vilão  para a dieta
shutterstock
Leite de arroz tem um sabor agradável, mas pode ser um vilão para a dieta

Segundo os pesquisadores, essa bebida pode ser a mais apreciada por ser a mais naturalmente adocicada que as outras. Mas é preciso cuidado, principalmente se a ideia for perder peso. O leite de arroz é feito com uma fonte de carboidrato simples, então acaba sendo uma bebida repleta desse nutriente. Também não tem o melhor valor nutricional. 

Leite de coco ajuda a regular o colesterol

Leite de coco tem gorduras boas e já é encontrado em versões prontas para beber
shutterstock
Leite de coco tem gorduras boas e já é encontrado em versões prontas para beber

Esse produto é muito usado na culinária asiática e também está presente em uma série de pratos do Nordeste brasileiros. Aos poucos, também está sendo utilizado como uma bebida para  café da manhã ou lanche e já é possível encontrar esse produto no mercado. Segundo os pesquisadores canadenses, também tem propriedades que ajudam a combater o colesterol ruim, mas perde para outros, como o de soja, na questão da proteína. 

Leia também: Leite de coco para turbinar a dieta: veja benefícios e receitas de smoothies

Apesar dessas características de vários tipos de leite vegetal, a pesquisa ainda aponta que a opção mais completa, pensando em nutrientes, é o leite de vaca. Estudos mais antigos já levataram essa questão e indicaram que a bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de ser uma fonte de cálcio. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!