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Está cada vez mais comum ver pessoas alérgicas ou intolerantes a algumas substâncias, como a lactose. Você está nesse em um desses grupos? Sabe como deixar o leite animal e inserir o vegetal sem prejuízos na dieta?

Tal produto é sem glúten e sem lactose . Quantas vezes você já escutou isso recentemente? Parece que é cada vez mais comum ver pessoas alérgicas ou intolerante a essas substâncias. Ou que simplesmente decidiram cortar glúten e lactose do cardápio. Para elas, opções como leite de amêndoas, de arroz, de soja ou outro de origem vegetal são ótimas para turbinar o café da manhã ou uma receita. 

Qual o café da manhã ideal para quem quer emagrecer? Nutricionistas respondem

Leite de amêndoas, de aveia, de arroz... Qual leite vegetal ideal para sua dieta?
Reprodução
Leite de amêndoas, de aveia, de arroz... Qual leite vegetal ideal para sua dieta?

Em conversa ao iG, a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, apontou o leite vegetal como um dos alimentos que iria bombar nas dietas  neste ano. E você sabe como incluir esse alimento na rotina sem perder nenhum nutriente importante, como o cálcio? Ou a diferença entre o leite de amêndoas , de aveia ou outro produto vegetal? 

Batemos um papo com a nutricionista Stella Jacob para esclarecer essas e outras dúvidas. 

Leite vegetal para é para todos?

A decisão de trocar o leite de vaca por uma bebida de origem vegetal pode ter diversas motivações. Pode ser por conta de uma intolerância ou alergia, ou estilo de vida. No geral, segundo Stella, todos podem consumir o leite vegetal. "Os leites vegetais em geral têm menos potencial inflamatórios e/ou alergênicos do que o leite de vaca", afirma. 

É preciso apenas cuidado com a matéria-prima da bebida. Algumas pessoas podem ter alergia ou algum problema com soja ou outro nutriente que serve como base para o leite, por exemplo. 

Substituições

Diversas marcas oferecem diferentes tipos de leite vegetal e cada vez é mais simples encontrar esses produtos nos mercados. Esses alimentos, como lembra a nutricionista, já são enriquecidos com cálcio e vitaminas. "O risco de perda de nutrientes é bem mínimo ao substituir o leite animal pelo vegetal", completa Stella. 

"Já quem optar por consumir o leite vegetal caseiro, terá que fazer a reposição desses nutrientes consumindo outros alimentos", alerta a especialista.

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Tipos de leite

Industrializados ou caseiros, as propriedades dessas bebidas viram de acordo com a matéria-prima utilizada no preparo.  "Por isso também é importante entender qual é o melhor tipo de leite vegetal para cada pessoa. Os leites de castanhas e de coco , por exemplo, são fonte de gordura boa, já o de aveia e arroz  são mais ricos em carboidratos", detalha Stella. 

É possível comprar leite vegetal ou produzir em casa
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É possível comprar leite vegetal ou produzir em casa

O mais comum é o leite de soja , já que esse grão é produzido em abundância no Brasil. Ele é m alimento rico em proteína. Há também o leite de amêndoas, mais um exemplo de fonte de gordura boa. Já a bebida de aveia é uma fonte de proteína e o de castanha também contém uma boa quatidade de ferro. 

Quem quer perder peso, deve balancear as bebidas. "A gordura fornece mais calorias por gramas do que os carboidratos, então os leites de coco e de castanhas podem ser um pouco mais calóricos", alerta a nutricionista. 

Sugestões de consumo

Stella Jacob ainda lista algumas combinações para o consumo dos leite vegetais: "Os leite de coco ou de castanhas, podem ser batidos com fruta ou consumidos com algum cereal, de preferência sem açúcar. Os de aveia ou arroz por já serem fontes de carboidrato, podem ser combinados com uma fruta mais gordurosa, como o abacate".

Seja leite de amêndoas, de arroz, de aveia ou o que mais agradar seu paladar, é interessante consultar um especialista antes de inclui-lo na rotina. O nutricionista poderá indicar qual o mais adequado para a sua dieta, como destaca Stella. 

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