Nada com um docinho para encerrar as refeições. Se você faz parte desse time sabe como é complicado achar um doce que caiba na dieta. Se tiver alguma restrição, como intolerância a lactose, a situação piora porque nem sempre consegue uma sobremesa sem leite na receita. 

Leia também: Cortar glúten e lactose é mais saudável e ajuda a emagrecer?

Para ajudar, separamos quatro receitas de sobremesa sem leite e com ingredientes saudáveis para peprarar em casa e incluir em seu cardápio. Veja os detalhes: 

1. Mousse de chocolate

undefined
Divulgação
Uma ideia de sobremesa sem leite é esta mousse de chocolate, da culinarista Flavia Machioni

Para começar, um doce para os chocólatras de plantão. A receita é da culinarista e health coach especializada em lactose free Flavia Machioni. A base é feita com chocolate 60% cacau sem leite e leite de coco. E segundo a nutricionista Stella Jacob, essa combinação já deixa a sobremesa mais saudável que uma feita com chocolate ao leite, por exemplo. Para aproveitar ainda mais os benefícios do cacau - fonte de antioxidantes, polifenóis e flavonóides, por exemplo - Stella sugere usar um produto com maior teor de cacau. "Quanto mais amargo, mais saudável a receita ficará", afirma a nutricionista. 

Tem dúvidas sobre qual é o melhor chocolate para sua dieta ? Basta olhar na embalagem e procurar a porcentagem de cacau. Se ainda tem algum receio, comece por um 50% cacau, que já um pouco mais saudável que o ao leite e tem um sabor suave. Aos poucos tente aumentar essa porcentagem, com versões de 60%, 75% ou 85% cacau. 

A receita de Flavia ainda pode ser incrementada com frutas vermelhas ou crocante de amêndoas para ganhar sabor e texturas diferentes. 

Ingredientes

  • 200g de chocolate 60% cacau sem leite 
  • 1/2 xícara de leite de coco pronto para beber (sem adição de açúcar)
  • 3 claras (pasteurizadas para gestantes)

Modo de preparo

Comece batendo as claras em neve. Se preferir, use uma batedeira já que elas devem ficar com com uma consitência firme. Reserve esse ingrediente. Agora é o momento de derreter o chocolate - em banho maria ou mexendo a cada 30 segundos no micro-ondas. Depois de derretido, acrescente o leite de coco e misture até obter uma massa homogênea. Se quiser uma receita mais doce, pode acrescentar neste momento um pouco de açúcar de sua preferência (lembre-se que com isso terá uma sobremesa mais calórica no final). Com movimentos leves e delicados, incorpore as claras em neve à mistura. 

Por fim, distribua a massa em potinhos ou em uma travessa e leve à geladeira por duas horas. 

2. Gelatina vegana de coco e frutas vermelhas

undefined
Divulgação/Ducoco
Gelatina vegana de frutas vermelhas é uma receita rica em antioxidantes

Gelatina, daquelas coloridas feitas com creme de leite, lembram infância. Mas se procura uma sobremesa sem leite e e mais "magrinha", pode optar pela versão vegana. Nesse caso, a cremosidade é do leite de coco. A receita ainda tem os benefícios das frutas vermelhas. "Elas são ricas em antioxidantes, portanto ajudam a retardar o envelhecimento e melhoram a saúde da pele. Alem disso, são fonte de vitaminas do complexo B e têm baixo valor calórico", comenta Stella.

Ingredientes

25 gramas de gelatina tipo Agar-agar
500ml de leite de coco pronto para beber
1 xícara (chá) de morango fatiado
1 xícara (chá) de framboesas
1 xícara (chá) de mirtilos
Morangos, framboesas, mirtilos e folhas de hortelã para decorar

Preparo

Em uma panela, dissolva a gelatina com o leite de coco. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe ferver por mais dois minutos. Retire do fogo e reserve. Disponha as frutas vermelhas cuidadosamente em uma forma de sua preferência e despeje, com cuidado, a gelatina. Coloque na geladeira e deixe esfriar por uma hora. Decore com frutas vermelhas e folhas de hortelã.

3. Sorvete de abacaxi

undefined
Divulgação/Ducoco
Leite vegetal dá cremosidade ao sorvete de abacaxi. Receita ajuda na digestão

O leite de coco também é usado para essa sobremesa, que é uma oção ainda mais interessante para a dieta do que uma feita com chocolate. "É uma opção mais saudável pois o abacaxi contem enzimas digestivas que ajuda na melhor digestão dos nutrientes, principalmente da proteína", detalha Stella. 

Ingredientes

  • 500 gramas de abacaxi em pedaços – previamente congelado
  • 60 gramas de açúcar
  • 120 ml de leite de coco pronto para beber sem adição de açúcar

Preparo

Em um liquidificador, bata o açúcar até que ele fique na consistência de um açúcar de confeiteiro. Adicione o abacaxi congelado e bata novamente. Quando a fruta estiver triturada, adicione o leite de coco pronto para beber. Sirva em seguida ou leve ao freezer e armazene até o momento de servir.

Leia também: Leite de amêndoas, de coco, de aveia - como incluir o leite vegetal na dieta

4. Manjar de coco vegano

undefined
Divulgação
Manjar de coco vegano é uma receita da chef Helena Mazza

Para quem quer emagrecer, essa é uma boa pedida, já que leva xylitol, um adoçante natural, na receita e não açúcar. "O xilitol tem 40% menos calorias do que o açúcar. É um alimento natural, pois tem origem em vegetais e frutas. Além disso, é absorvido mais lentamente, não gerando picos de insulina na corrente sanguínea", afirma a nutricionista da Ducoco. 

Como sabemos, os picos de insulina ajudam no acúmulo de gordura e também fazem com que se sinta fome pouco tempo depois de ter ingerido o alimento. Por isso, quem quer eliminar aqueles quilinhos extras geralmente foge dos alimentos com alto índice glicêmico, que produzem esses picos de açúcar no sangue. 

A receita desse manjar, que não leva ingredientes de origem animal, é da chef Helena Mazza. 

Ingredientes

  • 500 ml de leite de coco pronto para beber 
  • 4 col de sopa de xylitol
  • 50g de coco ralado
  • 3 col de sopa rasas de fécula de batata

Preparo

Em uma panela, adicione a bebida de coco, o xylitol e o coco ralado e deixe esquentar. Quando começar a querer ferver, adicione a fécula de batata e mexa rapidamente com um fouet para não deixar nenhuma bolinha. Cozinhar por 2 minutos. Não se assuste, pois o preparo vai engrossas bastante. Despeje em forminhas de silicone e resfrie na geladeira por 2 horas. Cubra com geleia de laranja e pimenta, mas pode ser a tradicional calda de ameixa também, se preferir. 

Qual o melhor horário para o doce?

Stella ainda diz que se quiser comer um doce sem pesar na dieta, seja ele uma sobremesa sem leite ou não, faça isso logo depois do almoço. "Esse é o melhor horário, pois ao ingerir uma fonte de carboidrato simples (açúcar) junto com fibras (das verduras e cereais integrais) e proteina (das carnes), a digestão do açúcar se torna mais lenta, não gerando picos de insulina."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!