Pensando em como se tornar vegano? Os adeptos desta dieta excluem da alimentação qualquer produto de origem animal. Entretanto, há quem leve esta prática para outras áreas da vida, parando de consumir cosmtéticos e outros produtos que possam conter algo animal.

Esta abordagem está cada vez mais popular, mas ainda há muita dúvida em quem quer adotar o veganismo e manter uma dieta rica em nutrientes. 

Quer saber como ser vegano e não sabe por onde começar? Veja lista de dicas e tire suas dúvidas
shutterstock
Quer saber como ser vegano e não sabe por onde começar? Veja lista de dicas e tire suas dúvidas


Por isso que saber como virar vegano , principalmente quando o assunto é alimentação, requer cuidados. Ao retirar carne e outros produtos do cardápio, há o risco de diminuir o consumo de proteínas, por exemplo.

Entretanto, com ajuda de um profissional e aproveitando a alta deste mercado, com cada vez mais lugares oferencendo esse tipo de produtos, a vida dos veganos pode ser, sim, saudável e cheia de sabores. 

Para ajudar quem quer começar nesse estilo de vida e tipo de alimentação, Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, dá cinco dicas. Confira elas:


Para saber como se tornar vegano vale seguir dicas como preparar o próprio cardápio e prestar atenção às substituições
shutterstock
Para saber como se tornar vegano vale seguir dicas como preparar o próprio cardápio e prestar atenção às substituições

1. Procure orientação:

Como já foi dito, esse ponto é muito importante, tanto que está no topo da lista da nutricionista. É fundamental fazer uma avaliação médica e exames a fim de montar um cardápio com as substiruições necessárias e sem deixar nutrientes de lado. 

Ao deixar de comer carne , ovos e laticínios, há o risco, por exemplo, de ter uma deficiência de vitamina B12. "A ausência [dessa vitamina] pode causar anemia e distúrbios sanguíneos, por isso é importante consumir diariamente outros alimentos que possuem essa vitamina como cereais integrais e proteínas à base de soja e de ervilha", detalha Cynthia. 

2. Acerte nas substituições:

Isso nos leva ao segundo item. Não basta retirar a carne e os produtos de origem animal do cardápio. É preciso pensar no que vai entrar no lugar e também em como turbinar o cardápio

A sugestão da nutricionista é apostar em alimentos ricos em nutrientes nas principais refeições. Por isso, no almoço e no jantar invista em feijão, lentilha ou grão de bico. São ingredientes fáceis de serem encontrados e também de preparo simples para o dia a dia. 

Outra dica é estar preparado quando bater aquela fome fora das refeições principais. Neste caso, tenha snacks sempre à mão. "Os snacks saudáveis podem ser aqueles que são feitos com grãos integrais e sem conservantes e corantes artificiais. As castanhas, frutas secas ou in natura mesmo também são boas opções", sugere Cynthia.

Leia também: Saiba preparar snack de abóbora - receita saudável e que ajuda a emagrecer

Vale atenção também à ingestão de líquidos. A especialista aconselha apostar em sucos que não atrapalhem a digestão. 

3. Vá para a cozinha

Preparar as próprias refeições é uma ótima maneira de garantir o uso de produtos veganos e, segundo a nutricionista, também é uma maneira de descobrir sabores e inovar. 

Ainda é importante pensar em pratos que deem mais saciedade, para evitar sentir fome logo após o almoço ou o jantar e precisar correr o risco de ter de comer algo que não seja vegano - olha aí a importância dos snakcs. 

A indicação de Cynthia é preparar pratos ricos em fibras e nutrientes como cereais integrais e leguminosas. "Panqueca integral de carne vegetal ou lanche natural com pão integral, vegan cheese, tomate e folhas são exemplos de refeições que saciam", lista a nutricionista.

4. Saiba onde você compra seus produtos

Com o veganismo de tornando cada vez mais popular, também é cada vez mais simples encontrar mercados, restaurantes e outros estabelecimentos especializados em produtos veganos. Nesses lugares há a garantia de encontrar produtos de qualidade e sem nada de origem animal. 

5. Converse e participe de grupos de veganos

Segundo Cynthia, entender como ser vegano e fazer essa transição para a vida sem carne e outros diversos produtos fica mais fácil quando se compartilha ideias e conversas com outras pessoas que seguem a mesma filosofia. "Há muitos grupos nas redes sociais e sites dedicados ao universo vegano que fornecem dicas de receitas, produtos, lugares e eventos", comenta. 

Receitas veganas e alimentos chaves

Como se tornar vegano sem deixar de comer algumas delícias? Aposte em versões de comidas tradicionais, como a receita de hambúrguer de beterraba. Veja o link para a receita completa no final da reportagem
Divulgação
Como se tornar vegano sem deixar de comer algumas delícias? Aposte em versões de comidas tradicionais, como a receita de hambúrguer de beterraba. Veja o link para a receita completa no final da reportagem

Já que a uma das ideias de Cynthia é preparar as próprias refeições, em um outro babte papo com o Delas a especialista já fez uma lista do que não pode faltar na mesa e nem na dispensa de um vegano. O feijão, por exmeplo, é um clássico, já que é um alimento rico em proteína vegetal e que já faz parte a cultura do brasileiro. Outra boa fonte de proteína são os cogumelos. 

Quando o assunto é fibra, vale investir em sementes como chia e linhaça, que servem tanto para receitas doces quanto salgadas, além de vegetais verde-escuros. 

E se é para colocar a mão na massa nesse caminho da dieta vegana , relembre algumas receitas sugeridas pela nutricionista como escondidinho de legumes e hambúrguer de beterraba

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!