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Rica em fibras, a semente pode ser consumida sozinha ou virar ingrediente em diversos preparos. Nutricionista lista benefícios desse snack e dá receitas

É meio de tarde e bateu uma vontade de beliscar alguma coisa entre uma refeição e outra. Tenha em mãos semente de abóbora e conte com um snack saudável e que cabe em sua dieta. Essa é a dica da nutricionista comportamental Patrícia Cruz. 

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Semente de abóbora vira um snack que não pesa na dieta
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Semente de abóbora vira um snack que não pesa na dieta


A profissional diz que a semente de abóbora é rica em fibras e dá aquela sensação de saciedade por mais tempo, ótima para quem quer emagrecer e não pode exagerar na comilança . Para entender melhor, ela explica como as fibras atuam no organismo: " O papel fisiológico da fibra é melhorar o trânsito intestinal, mas ela também pode causar saciedade, já que são partes presentes no alimento que não sofrem digestão. Com isso, promove a saciedade mais depressa e, consequentemente, reduz a ingestão alimentar".

As fibras presentes nessa semente, segundo a nutricionista, também estão relacionadas ao melhor controle metabólico da glicemia e colesterol total. Para se ter uma ideia de valores, a cada 100g da semente há uma média 9,0 gramas de fibras. 

Patrícia também lembra que esse alimento é fonte de proteína e pode ser inserido até no cardápio de quem segue uma dieta vegana e geralmente tem dificuldade em encontrar esse nutriente por causa das restrições alimentares. Além disso, mais uma vez é uma ajuda para quem não quer engordar, já que tem um baixo valor calórico.

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Mas no caso dos veganos, a especialista faz um alerta: "Em dietas restritas de proteína animal (carne, frango, peixe, ovos, leite) a semente de abóbora é uma boa fonte proteica , mas, é preciso que o consumo das outras leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja, ervilha) sejam mantidos". 

Dicas de consumo

Para um snack saudável, a sugestão de Patrícia é fazer as sementes assadas, com uma quantidade pequena de sal. Para isso, siga os seguintes passos: 

  • Lave as sementes retirando qualquer vestígio da polpa de abóbora;
  • Espere secar por 1 hora;
  • Logo em seguida, unte uma forma com pouco azeite e espalhe as sementes de abóbora;
  • Salpique pouco sal;
  • Leve ao forno pré-aquecido por 45 minutos, sempre mexendo de vez em quando;
  • Retire quando as sementes estiverem douradas;
  • Caso queira adicionar sabor extra, salpique orégano ou asse com dentes de alho inteiros e com casca. 

A nutricionista ainda diz que essa semente pode ser transformada em óleo vegetal, e o produto é rico em vitamina E, um antioxidante que atua na prevenção de doenças cardiovasculares. 

Se preferir, pode aproveitar a semente como ingrediente em outros preparos. "Pode ser utilizada para enriquecer pães, bolos, cereais de forma íntegral ou farinha", sugere Patrícia. 

Ela ainda ensina uma receita de molho pesto que leva esse ingrediente. Anote: 

  • ¼ de xícara (chá) de semente crua e sem sal
  • ¼ xícara (chá) de azeite extra-virgem
  • 1 pitada de sal rosa
  • ¼ xícara (chá) de folhas de manjericão

Modo de preparo: bata todos os ingredientes e sirva em torradas ou com massa.

De acordo com Patrícia, não há uma quantidade exata de semente de abóbora que pode ser consumida por quem quer emagrecer - lembrando que uma colher de sopa do alimento tem em média 50 kcal. Tudo depende da indicação diária de calorias e, por isso, é importante consultar um nutricionista para ter os números mais precisos antes de começar uma dieta.

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