Nem sempre é fácil seguir direitinho a dieta receitada pelo nutricionista, respeitar todas as porções e os horários indicados para as refeições. Às vezes temos vontade de exagerar e sair da linha. Mas com alguns truques simples é fácil "enganar" a mente e se manter firme na dieta.

Leia também: Goiaba para emagrecer e ainda evitar flacidez; veja mais benefícios 

Para quem procura emagrecer é muito comum cortar as calorias ingeridas diariamente. Para isso, além de buscar uma alimentação saudável, com frutas, legumes, vegetais e menos alimentos industrializados, você pode reduzir as porções do que vai consumir. E aí entram os truques para comer menos

O jornal britânico "Daily Mail" monta um complicado com 10 dicas simples de nutricionistas que vão te ajudar nesta tarefa. Veja: 

1. Tire fotos das refeições e poste nas redes sociais

Segundo a nutricionista Marilyn Glenville, fotografar e postar o que come vai te ajudar a deixar as sobremesas e excessos de lado. "Pesquisas mostram que fotografar o prato instantes antes de comer faz você se concentrar e com isso, não apenas come de maneira mais saudável, mas em menor quantidade. A fotografia parece conter a gula", comenta a especialista. 

Postar fotos no Instagram é um dos truques para evitar excessos nas refeições
shutterstock
Postar fotos no Instagram é um dos truques para evitar excessos nas refeições


2. Escute o barulho da mastigação

De acordo com pesquisas das universidades Brigham Young University e Colorado State University, você vai comer menos se tiver consciência do som de sua mastigação. Quando as refeições são feitas em ambientes com barulho de televisão, por exemplo, a tendência é exagerar e comer mais. Portanto, a dica é procurar lugares silenciosos para fazer as refeições e se concentrar neste momento. 

3. Pare de comer por emoção

Marilyn sugere que, quando quiser comer, você deve parar e tentar refletir se está mesmo com fome ou se busca apenas conforto na comida. "Reconhecer essa diferença é meio caminho andado. Se estiver comendo apenas porque está se sentindo sozinho ou bravo, tenta descobrir outras maneiras de lidar com as emoções que não através da comida", afirma a nutricionista. "Tente conversar com um amigo ou dar uma volta no parque", sugere ela. 

4. Prepare-se para as tentações

Como lembra a psicóloga Corinne Sweet, as tentações sempre estarão por perto, seja em um jantar em família ou no happy hour com os amigos. Portanto, o ideal é estar preparado para encarar esses momentos. 

"Você deve montar um plano em sua mente para lidar com esse momento e não ceder e atacar todas as tentações. Isso pode exigir esforço no começo, mas mantenha-se firme e logo você verá como isso é recompensador", afirma a especialista. 

Aprender a lidar com as tentações também irá ajudar a comer menos
shutterstock
Aprender a lidar com as tentações também irá ajudar a comer menos


Conseguir dizer "não" para aquela sobremesa pode ser satisfatório e demonstrar força de vontade.

Leia também: Este treino é tudo o que você precisa para entrar em forma, diz ciência

5. Não deixe de comer proteínas

Especialistas afirmam que, se sua alimentaçao é pobre em proteína, você terá vontade comer mais rapidamente depois das refeições. "Incluir proteína na dieta faz com que a digestão seja mais lenta, trazendo a sensação de saciedade por mais tempo", explica a nutricionista Cassandra Barns. 

6. Faça um diário alimentar

Se estiver difícil seguir a dieta receitada pela nutriocionista, Cassandra sugere fazer um diário alimentar e anotar o que come a cada refeição. Assim, será mais fácil monitorar o que está ingerindo, observar se está consumindo todos os grupos alimentares e fazer os ajustes necessários. 

7. Corte a comida em pedaços

Segundo estudo da Universidade do Arizona, cortar as comidas em pequenos pedaços, até os sanduiches, fará com que você se sinta satisfeito mais rapidamente e, com isso, não tenha vontade de beliscar depois. 

8. Beba muita água

A nutricionista Shona Wilkinson sugere beber ao menos 1,5 litro de água por dia para ajudar o corpo a eliminar toxinas e também evitar exageros na hora das refeições. Muitas vezes pensamos que estamos com fome, mas é apenas o corpo pedindo por água. 

Leia também: 5 dias de jejum ajudam a emagrecer e ainda te deixam mais saudável, diz estudo

9. Encha o prato de verde

Ao preparar o prato, Shona sugere preencher metade dele com folhas e vegetais. Só depois coloque o restante dos alimentos. Com isso, terá uma refeição mais leve. "Vegetais verdes e folhas são ótimos porque são de baixa calorias e ricos em fibras, que trazem a sensacão de saciedade, além de conter vitaminas e minerais", fala a nutricionista. 

Aposte nas saladas e nos legumes para uma alimentação mais leve e saudável
Creative Commons
Aposte nas saladas e nos legumes para uma alimentação mais leve e saudável


10. Pare de pensar que deve limpar o prato

Mais um dos truques de Shona é que você deve parar de pensar que é obrigado a comer até o último grão que estiver em seu prato. "Tente prestar atenção a seu estômago e coma devagar ao invés de atacar tudo o que está em sua frente. É importante comer até se sentir satisfeito e não completamento cheio", diz a especialista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!