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Quanto maior o teor de cacau, mais saudável será o chocolate para o dia a dia

chocolate é bem-vindo em diversos momentos. Ele tem lugar garantido na Páscoa, tem um dia mundial, comemorado em julho, e também um dia nacional, celebrado neste domingo, 28 de outubro. Que tal aproveitar a data com uma mousse de chocolate proteica que é uma bela sobremesa até para quem está de dieta?

Mousse de chocolate proteica leva chocolate 70% na receita, uma versão mais saudável que a ao leite
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Mousse de chocolate proteica leva chocolate 70% na receita, uma versão mais saudável que a ao leite


A receita é da chef especializada em gastronomia funcional Malu Lobo. Essa mousse de chocolate proteica , como explica Malu, é uma versão mais leve que as mousses tradicionais por não levar creme de leite. 

A sugestão da chef é uma opção de sobremesa para quem está de dieta e contando calorias. Pode ser feita tanto com adoçante quanto com açúcar demerara, que já é mais saudável que o branco por ser menos processado.

Leia também: Qual a melhor maneira de consumir açúcar na dieta?

Como preparar a mousse de chocolate proteica

Chef Malu Lobo ensina passo a passo da mousse de chocolate proteica, opção de sobremesa leve e fácil de fazer
Divulgação/Malu Lobo
Chef Malu Lobo ensina passo a passo da mousse de chocolate proteica, opção de sobremesa leve e fácil de fazer


Veja o passo a passo: 

Ingredientes

  • 170 g chocolate 70% (deixe um pouco separado para enfeitar o prato) 
  • 100 ml de leite vegetal ou semi desnatado
  • 1 gema ou 2 colheres rasas de biomassa de banana verde 
  • 4 claras batidas em neve ( ou 5 se forem ovos pequenos )
  • 1 pitada de sal 
  • 2 colheres sopa adoçante forno e fogão ou açúcar mascavo ou demerara

Modo de preparo

O primeiro passo é bater as claras em neve com o sal e o adoçante. O ponto certo é quando obter picos firmes de clara. 

Use um bowl para derreter o chocolate. Para isso, leve o chocolate ao microondas por 30 segundos. Mexa depois desse tempo e repita todo o processo, até que o chocolate esteja derretido. 

Depois, em um bowl  ou tijela maior, junte o leite e as gemas (ou a biomassa de banana verde) ao chocolate. Em seguida, adicione as claras em neve em duas etapas, misturando devagar para que elas incorporem na receita, mas sem perder a textura aerada. 

A receita rende seis potinhos de mousse de chocolate proteica. Separe as porções e leve para gelar por aproximadamente 2 horas. Na hora de servir, decore com raspas de chocolate. 

Mais dicas para comer chocolate sem culpa

Vale lembrar que as melhores versões de chocolate são aquelas com os maiores teores de cacau. Esse item contém flavonoides, antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, e polifenois, que contribuem para diminuir o nível da pressão arterial e faz bem à saúde do coração. 

A receita de Malu, por exemplo, usa chocolate 70% cacau . Essa é uma versão mais amarga que a ao leite, mas que costuma ser bem aceita e uma boa ideia para começar a consumir um chocolate com menos gordura e açúcar. Se preferir, pode consumir versões ainda mais saudáveis, como a 85% o mesmo 100% cacau

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