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Mesmo o amargo, considerado o mais saudável, precisa ser consumido com moderação para evitar problemas que vêm junto com o aumento de peso

Basta ir a qualquer mercado ou mercearia e ele estará lá! Ele é um dos doces favoritos mundialmente e tem diferentes opções de chocolates, como o amargo, ao leite e o branco. Entretanto, nem todos são saudáveis.

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Pessoas costumam consumir cerca de 700 calorias/dia só comendo chocolates nesta época do ano, afirma especialista
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Pessoas costumam consumir cerca de 700 calorias/dia só comendo chocolates nesta época do ano, afirma especialista

Os chocolates branco e ao leite são mais calóricos e concentram maior quantidade de gordura. Entretanto, o amargo, mesmo tendo menos calorias e apresentando uma rica quantidade de antioxidantes, precisa ser consumido com moderação. “O consumo deve ser de 30 gramas do amargo – com 70% a 90% de cacau - por dia”, explica Rosana Perim, gerente do Serviço de Nutrição do Hospital do Coração.

O maior problema do alimento, independentemente da concentração de cacau, é a presença de gordura saturada e açúcar. Quando o doce é consumido em excesso, pode gerar problemas à saúde ligados ao aumento de peso.

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Segundo Rosana, o valor nutricional encontrado em 20 gramas de chocolate costuma ficar em torno de 140 calorias, o que seria o ideal para uma dieta equilibrada. Entretanto, quando chega essa época do ano, as pessoas costumam ingerir, no mínimo, 100 gramas em um mesmo dia, o mesmo que 700 calorias.

“Independentemente do tipo que se vai consumir, é preciso evitar exageros sempre”, esclarece a profissional, que também separou alguns mitos e verdades sobre o alimento. Confira:

Diet

O diet apresenta apenas restrição de açúcar, mas muitas vezes a quantidade de gordura e calorias é maior do que o produto tradicional: verdade.

Dependência

O consumo causa dependência do organismo: mito . Na verdade, as pessoas têm desejo por chocolate porque gostam da sensação de comer o doce.

Energia

Ele contém estimulantes, como a cafeína e a teobromina, que geram um efeito energético e podem atuar na concentração e na capacidade física de quem o consome em quantidades moderadas: verdade .

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Peso

O consumo excessivo de ovos de páscoa pode interferir na redução e controle do peso. Dependendo do tipo, um ovo de páscoa pode conter até 2.500 calorias: verdade .

Mais saudável

Entre os tipos de chocolates, o mais saudável é o amargo: verdade . Entretanto, o meio amargo – com 40% a 60% de cacau – também faz bem ao organismo, se tornando uma opção secundária.

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