Hoje é o dia dele! 25 de outubro é o dia do macarrão e, com algumas dicas bem simples se serem seguidas, dá para incluir essa delícia no cardápio sem acabar com a dieta. Além disso, algumas receitas light com macarrão são práticas e ficam prontas em meia hora.
Leia também: Macarrão não é inimigo e ainda pode ajudar na perda de peso, diz estudo
As receitas light com macarrão levam ingredientes leves e frescos, que conferem um sabor especial à massa e também ajudam na questão da dieta balanceada. A combinação deles, por exemplo, pode deixar o prato com um menor índice glicêmico.
A dica mais simples para "emagrecer" o prato é optar por versões integrais da massa. Elas já possuem um índice glicêmico menor que as tradicionais, feitas de farinhas brancas, e, com isso, a absorção de açúcar pelo organismo é menor. Os alimentos com baixo índice glicêmico não produzem tantos picos de insulina e por isso fazem sucesso nas dietas - tais picos resultam em mais açúcar nas células e o açúcar que acaba não sendo consumido e vira gordura acumulada.
Além disso, as massas integrais são fontes de fibras e esse nutriente, aliado ao menor índice glicêmico, faz com que se tenha a sensação de saciedade por mais tempo, algo bem interessante para quem está em uma dieta para perder peso .
Outro ponto importante é a combinação de ingredientes. Mesmo se optar pela massa tradicional, vale tentar agregar à receita uma fonte de proteína ou verduras e legumes, fontes de fibras. Esses ingredientes ajudarão a diminuir o índice glicêmico do prato como um todo. Veja mais detalhes de como fazer o macarrão caber na dieta .
Aí entram também as receitas mais levinhas . De nada adianta escolher um macarrão integral e carregá-lo de ingredientes como molho branco, queijos gordurosos e embutidos. O ideal é combinar a massa com ingredientes frescos e leves. Veja algumas sugestões:
Receitas light com macarrão
Um legume que combina muito bem com a massa é a abobrinha. Ela pode ser combinada com queijo cottage, por exemplo. Para essa receita, você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 450 g de abobrinhas fatiadas na diagonal em tiras finas e longas
- 500 g de massa longa tipo espaguete
- ½ xícara (chá) de queijo cottage
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
O primeiro passo é preparar a abobrinha no forno. Leve as fatias para assar em uma assadeira untada com azeite. Para temperar, use sal e pimenta. Deixe no forno por 20 minutos, virando as fatias, até que as fiquem macias e um pouco douradas.
Enquanto a abobrinha está no forno, faça o macarrão se sua preferência. Cozinhe a massa em água com sal pelo tempo indicado pelo fabricante.
Depois, basta escorrer a massa cozida, juntas as fatias de abobrinha e completar a receita com queijo cottage e um fio de azeite, para agregar gordura boa ao prato.
Outras sugestões para "emagrecer" o macarrão
Para seguir a dica de adicionar proteína à receita do macarrão, uma opção interessante é incluir peixes na receita, como sardinha ou salmão. Eles também são fontes de gorduras boas e ômega 3, por exemplo. Para quem quer fugir das carnes e dos produtos de origem animal, os cogumelos, com o shitake, são boas fontes de proteína.
Vale também se atentar ao molho nas receitas light com macarrão . A chef especializada em gastronomia funcional Malu Lobo já ensinou ao Delas alguns truques e preparações. Relembre como fazer molho de tomate, molho branco light e um falso molho branco e um molho com cogumelos .