Macarrão é um queridinho no cardápio de muita gente, tanto que ele tem até um dia só para ele, comemorado nesta quarta-feira (25) no Brasil e em países como Estados Unidos, México, Itália, Alemanha, Turquia e Venezuela. Sim, sabemos que massa é uma delícia, mas como fazer macarrão de uma maneira que o prato não se torne um grande vilão na dieta? 

Leia tudo sobre dieta

Massa integral cai bem no cardápio até de quem quer emagrecer. Saiba como fazer macarrão sem acabar com a dieta
shutterstock
Massa integral cai bem no cardápio até de quem quer emagrecer. Saiba como fazer macarrão sem acabar com a dieta


Para saber como fazer macarrão de uma maneira mais saudável, vale prestar atenção a detalhes que vão desde a escolha da massa até o preparo dos molhos que vão compor o prato. O Delas pediu ajuda de uma nutricionista e de uma chef especializada em gastronomia funcional para deixar esse prato tão querido mais "magrinho". 

Leia também: Como deixar as comidinhas do dia a dia mais saudáveis? Veja dicas

Escolha da massa

Esse o primeiro passo. Você pode atacar de MasterChef e preparar a massa fresca em casa, mas se quiser poupar trabalho na cozinha, é possível encontrar versões saudáveis no mercado. De acordo com a nutricionista Aline Quissak, uma dica é optar pela versão integral do alimento. 

Os produtos integrais são carboidratos de baixo índice glicêmico, e com isso, produzem menos picos de açúcar no sangue. Quando há um desses picos, muito açucar - energia - é levado para as células. Se for mais elas precisam - mais do que é gasto com a atividade física, por exemplo - essa energia se acumula e, depois, vira gordura. Já os alimentos integrais causam menos picos e, com isso, a absorção da energia acontece de forma mais lenta e gradual. 

Além disso, os produtos feitos de grãos integrais mantêm mais fibras e nutrientes que aqueles feitos a partir de farinha refinada, como a farinha de trigo branca. As fibras também fazem com o processo de absorção e de digestão seja mais lento. 

Aline ainda indica algumas novidades do mercado, como macarrão de feijão. Além de ser um item integral, ele é feito da farinha de feijão e, com isso, acaba sendo também uma fonte de fibra. Apesar do nome, o sabor não lembra em nada o tradicional feijão do dia a dia. 

Macarrão de feijão é uma massa integral que ajuda na dieta e no controle do peso
Divulgação/Fit Food
Macarrão de feijão é uma massa integral que ajuda na dieta e no controle do peso


Leia também: Faça do macarrão de feijão um aliado para emagrecer

Fique também atenta ao rótulo do alimento. Um macarrão de arroz ou de milho é um carboidrato refinado assim como o de farinha de trigo, segundo a nutricionista. É preciso que, na embalagem, a farinha integral seja o primeiro item dos ingredientes para, aí sim, termos um macarrão integral e de menor índice glicêmico. Ele pode ser enriquecido com outros ingredientes, como uma massa integral com quinoa. 

Se não tiver à disposição uma massa integral, Aline ainda recomenda optar pelas massas frescas no lugar das duras, vendidas com caixinhas ou saquinhos, que são mais industrializadas, passam por mais processsos até chegar à prateleira e perdem mais nutrientes. 

Combinações

Ao pensar em como fazer macarrão de forma saudável, vale também se atentar aos ingredientes. Cuidado com queijos gordurosos e gordos, por exemplo. Uma dica é adicionar folhas, legumes e vegetais ao preparo. É possível, por exemplo, fazer um espaguete com couve manteiga fatiada bem fininha ou incrementar a massa com cenoura, abobrinha ou berinjela.

Adicionar esses ingredientes tem duas vantagens. Eles ajudam a reduzir o índice glicêmico, já que agregam fibras e nutrientes ao prato. E também fazem com que se coma menos massa no final das contas. 

Adicionar legumes e verduras ao macarrão é uma maneira de deixar o prato mais saudável
shutterstock
Adicionar legumes e verduras ao macarrão é uma maneira de deixar o prato mais saudável


Outra dica interessante é apostar em tomates frescos como complemento. Essa fruta traz benefícios como ajudar contra a retenção de líquidos, dar mais saciedade e ainda ser rica em antioxidantes, que auxiliam no emagrecimento de um modo geral. 

Leia também: Passo a passo de espaguete com tomate cereja e mais receitas com tomate

Molhos fit

A sugestão acima não leva molho, mas se você não abre mão desse item na hora de fazer macarrão, tente preparar molhos também magrinhos e fuja dos industrializados. Para ajudar, a chef especializada em gastronomia funcional Malu Lobo ensina três molhos clássicos em versões bem saudáveis. 

1. Molho de tomate rústico

  • 1 kg de tomate ( ou use em latas de tomate pelado )
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher chá açúcar demerara ou adoçante forno e fogão
  • 2 cravos
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
  • 3 colheres sopa biomassa de banana verde ( opcional )
Para um molho com pedaços, deixe parte do preparo sem bater no liquidificador
Creative Commons
Para um molho com pedaços, deixe parte do preparo sem bater no liquidificador

Em uma panela, coloque água para ferver. Ela será usada para ajudar e despelar o tomate. Faça um corte em X no fundo dos tomates e afunde um a uma na água fervente. Deixe os tomates na água pr 30 segundos, aproximadamente. Em seguida, retire-os da panela e os coloque em uma bacia com água gelada, assim a pele vai se soltar facilmente e o cozimento será interrompido. 

Retire as peles e as sementes dos tomates e corte-os em cubos. Se usar o tomate pelado, o preparo começa aqui. Apenas os corte grosseiramente. Corte também a cebola em cubinhos e amasse bem o alho. Corte ainda as cenouras em cubos pequenos. 

Em uma panela, refogue a cebola e o alho amassados, depois acrescente a cenoura e deixe dar uma dourada. Adicione o tomate e deixe um minuto. Acrescente também a água (mais ou menos 200 ml - se quiser um molho mais ralo, coloque mais água; se quiser um molho mais encorpado, diminua a água).

Depois disso, adicione o açúcar e a biomassa e deixe apurar e reduzir até formar um molho mais espesso. Apenas nesse momento adicione o sal - esse ingrediente deve ser adicionado no final pois faz com os tomates soltem mais água no começo do preparo. 

Armazene em recipientes bem fechados ou congele. 

2. Molho branco

  • 2 colheres sopa farinha de trigo integral
  • 2 colheres sopa azeite de oliva extra virgem
  • 1 litro leite semi desnatado 
  • ½ cebola grande
  • 1 folha de louro
  • 2 cravos
  • Noz moscada a gosto
  • Sal marinho e pimenta do reino a gosto
Com farinha de arroz e leite lacfree, o molho branco vira uma receita sem glúten e sem lactose
Creative Commons
Com farinha de arroz e leite lacfree, o molho branco vira uma receita sem glúten e sem lactose

Coloque a panela no fogo, adicione a farinha e deixe ela dourar. Adicione o leite e vá mexendo até começar a ferver. Em seguida, adicione a cebola, o louro e os cravos. Também rale um pouco da noz moscada e acerte o sal e a pimenta. Deixe reduzir e engrossar em fogo baixo, mexendo de vez em quando.

Segundo Malu, essa receita ainda pode ser preparada na versão sem glúten e sem lactose. Para isso, troque a farinha de trigo integral pela farinha de arroz integral e o leite por uma versão lacfree ou um leite vegetal. 

3. Molho branco falso

  • 1 couve flor pequena
  • ½ cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • Sal marinho
  • Pimenta do reino
  • 200 ml água

Higienize e lave a couve flor e corte os floretes . Coloque em um bowl e tampe com filme plástico para levar a couve flor ao micro-ondas. Cozinhe por 4 minutos, mexa e volte ao micro-ondas por mais 4 minutos ou até cozinhar. 

Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Depois, adicione a couve flor cozida e a água e bata tudo no liquidificador até obter um creme liso . Por fim, acerte o sal e a pimenta. 

4. Molho de cogumelos proteico

  • 1 bandeja de funghi
  • 1 couve flor pequena em floretes cozida
  • 2 colheres de sopa cebola
  • 1 dente de alho picado
  • 1 colher sopa aceto balsâmico 
  • 150 ml água 
  • Sal marinho
  • Pimenta do reino
Cogumelo é uma ótima fonte de proteína e combina com massa
Creative Commons
Cogumelo é uma ótima fonte de proteína e combina com massa

Para cozinhar a couve-flor, siga os passos da receita acima. Higienize e corte a couve flor em floretes, coloque em um refratário de vidro, tampe e leve ao micro-ondas por 8 minutos, mexendo na metade do tempo, ou até que a couve esteja cozida. Reserve.

Em uma panela, refogue a cebola, o alho e os cogumelos. Adicione o aceto balsâmico, o sal e a pimenta do reino. Deixe no fogo até que os ingredientes fiquem macios.

Reserve alguns pedaços para enfeitar e coloque o restante do refogado de cogumelo no liquidificador com a couve cozida e a água. Bate até obter um creme liso. Se necessário, adicione mais água e acerte o sal e a pimenta. 

Agora que você sabe como fazer macarrão sem sair da dieta, reúna a família para um almoço caprichado e saudável. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!