Amantes do macarrão, uni-vos. E depois, pode comemorar, porque um estudo publicado nesta semana aponta que ele está longe de ser um vilão da dieta. Segundo os especialistas, diferentemente da maioria dos carboidratos refinados, que são rapidamente absorvidos pelo organismo, o macarrão tem um baixo índice glicêmico .

Leia também: O que fazer para buscar uma alimentação melhor e mais saudável?

Diferentemente do que normalmente se pensa, o macarrão pode ser um bom alimento para incluirmos na nossa dieta
Shutterstock
Diferentemente do que normalmente se pensa, o macarrão pode ser um bom alimento para incluirmos na nossa dieta

O fato do macarrão ter um baixo índice glicêmico quer dizer que não vai provocar altos picos de açúcar no sangue. Sendo assim, o organismo não vai absorver mais carboidrato do que realmente precisaria para liberar em energia, evitando transformar este excesso em gordura.

"Foi descoberto que o alimento não contribui para o ganho de peso ou aumento de gordura no corpo" afirmou o autor principal do estudo,  John Sievenpiper, em entrevista ao site do St. Michael’s Hospital, centro médico em Toronto, no Canadá, responsável pela análise.

Leia também: Mãe de seis revela processo para emagrecer e passar por décima cirurgia

O cientista clínico do Centro de Nutrição Clínica e Modificação de Risco do hospital mostrou ainda que a ingestão, inclusive, pode ajudar na perda de peso. "Sendo assim, o macarrão pode ser parte de uma dieta saudável de baixo índice glicêmico ", diz ainda o especialista.

Como foi feita esta descoberta sobre o macarrão

O estudo foi realizado por pesquisadores do St. Michael’s Hospital, que revisaram análises sobre o alimento. Foram reunidos 30 ensaios clínicos envolvendo aproximadamente 2,5 mil pessoas que comeram macarrão ao invés de outros carboidratos como parte de uma dieta com baixo índice glicêmico. Para conferir o estudo completo, clique aqui.

Elas ingeriam, em média, pouco mais de três porções do carboidrato por semana, sendo que cada porção era igual a meia xícara de massa cozida. Após um acompanhamento de doze semanas, eles perderam cerca de meio quilo. 

Mas apesar dos resultados positivos para quem ama massa, Sievenpiper alertou que são necessários mais estudos para saber se o alimento também gera perda de peso se incluído em outras dietas consideradas saudáveis. 

Leia também: Tive um orgasmo durante um exercício físico, isso é normal? Especialista explica

Por que carboidratos são importantes

Apesar de muita gente achar que os carboidratos, como o macarrão , são os maiores inimigos de uma dieta saudável, eles são, na verdade, muito importantes para o funcionamento do organismo. São eles a nossa principal fonte de energia, mas não só isso, já que a ingestão também é essencial para o funcionamento so sistema nervoso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!