A australiana Sophie Allen, de 29 anos, provou com uma foto de antes e depois que nem sempre uma dieta restritiva pode ajudar uma pessoa a conquistar o corpo definido que deseja. Para se ter uma ideia, enquanto em dezembro de 2017 ela ingeria uma média de 1450 calorias e tinha 20% de gordura corporal, hoje ela consome 1900 calorias e apresenta apenas 15% de gordura corporal.

Soph descobriu que dietas restritivas não fazem apenas mal para a saúde, mas atrapalham conquista de corpo definido
Reprodução/Instagram/sophactivelife
Soph descobriu que dietas restritivas não fazem apenas mal para a saúde, mas atrapalham conquista de corpo definido

No relato, ela conta que, além de não ter conseguido o corpo definido  que queria com a dieta restritiva que seguia, também parou de menstruar, passou a ficar com problemas de pele e teve desequilíbrio hormonal. Por outro lado, com uma dieta mais calórica conseguiu equilibrar o metabolismo, reduzir a gordura corporal e ainda ganhar massa muscular ao mesmo tempo.

“À esquerda, eu estava passando dos limites com meus treinos, minha recuperação era baixa, meus hormônios estavam todos bagunçados, e eu estava fraca e muito magra. Hoje, estou mais forte do que nunca estive, mais definida do que nunca estive e comendo mais do que eu nunca havia comido.

“A pessoas têm medo de comer, mas se você faz isso da forma certa você consegue comer mais e ainda perder gordura. Coma mais, perca gordura. Eu sei o que eu escolheria”, afirma a australiana que está prestes a disputar um concurso de beleza fitness.

Corpo definido de Sophie Allen ainda está em evolução, já que ela se prepara para competição fitness em outubro
Reprodução/Instagram/sophactivelife
Corpo definido de Sophie Allen ainda está em evolução, já que ela se prepara para competição fitness em outubro

No momento, após trabalho focado em mudar hábitos alimentares e acertar os treinos na academia, ela está na fase de “secar” para que os músculos apareçam mais para a competição. Ainda assim, considerando a foto de antes e depois, dá para perceber que mesmo com o objetivo de reduzir gordura corporal ela come muito mais do que antes e se exercita muito menos.

Pela foto que compartilhou, Sophie conta ainda que em 2017, quando tinha 20% de gordura corporal, realizava treino de força seis vezes por semana e pesava 56 kg. Hoje, ela é até um pouco mais pesada, chegando quase a 57 kg, uma diferença na balança  quase mínima, bem diferente das mudanças no dia a dia. Atualmente, com o corpo definido que queria, ela tem apenas 15% de gordura corporal, mas treina apenas quatro vezes por semana.

Vale lembrar que em relação a gordura corporal também depende muito da balança em que a medição é feita. Dependendo do aparelho, ele pode considerar mais ou menos características do corpo de cada pessoa, e não necessariamente porque você tem 10% a mais que Sophie quer dizer que está muito fora de forma. Os dados, neste caso, são importantes apenas para mostrar que mesmo comendo mais ela conseguiu perder gordura corporal.

Uma dieta saudável deve incluir os alimentos que vão dar os nutrientes necessários para um corpo definido
shutterstock
Uma dieta saudável deve incluir os alimentos que vão dar os nutrientes necessários para um corpo definido


O problema de dietas restritivas sem recomendação médica, seja para conquistar um corpo definido ou apenas para emagrecer, é que, além de não gerar as calorias necessárias para os músculos crescerem, não supre as necessidade básicas de nutrientes, sais minerais e proteínas que o organismo necessita. Sendo assim, o ideal na hora de mudar hábitos alimentares é sempre se consultar com um especialista.

De qualquer forma, em geral, o recomendado é sempre manter uma dieta equilibrada pensando na quantidade de calorias que devem ser usadas ao longo do dia e as que a pessoa pretende ingerir.

Por exemplo, se alguém vai ter um treino de corrida no dia, vai gastar mais energia e, consequentemente mais calorias, desta forma precisa repor mais calorias também, podendo comer mais. Por outro lado, se a pessoa é sedentária ou não vai se exercitar no dia, não há necessidade de consumir muitas calorias porque o corpo não vai precisar de tanta energia.

Treinos para conseguir um corpo definido

Além de seguir uma dieta mais balanceada para conseguir um corpo definido, Soph também acertou os exercícios
Reprodução/Instagram/sophactivelife
Além de seguir uma dieta mais balanceada para conseguir um corpo definido, Soph também acertou os exercícios

Como influenciadora fitness, eventualmente Sophie compartilha o treino que faz. A principal dica da australiana para quem busca um corpo definido como o dela é: confiar no processo.

Em outro post, ela revela que, na verdade, está aterrorizada ao pensar se vai estar ou não preparada e com um corpo definido o bastante para o grande dia da competição, afinal de contas, apesar de confiar em seu treinador ela nunca passou por isso antes. De qualquer forma, ela garante que o essencial é confiar na palavra do especialista.

Mas apesar dela compartilhar essas dicas e os vídeos de suas séries de exercícios para um corpo definido, quem busca por definição e fortalecimento muscular não deve se inspirar no treino da atleta fitness. De acordo com especialistas, o mais indicado é que o treino seja pensado individualmente, considerando as características, necessidades e objetivos de cada pessoa.

Sendo assim, como já informou em entrevista anterior ao Delas o profissional de educação física Thiago Moreira, da rede de academias Smart Fit, para quem busca um novo treino de musculação  é essencial informar ao professor responsável pela série de exercícios as seguintes informações:

  • Frequência semanal de treinamento; 
  • Tempo disponível para treinar;
  • Histórico de treinamento;
  • Histórico de lesões; 
  • Histórico de doenças cardiovasculares;
  • Histórico de doenças na família;
  • Se teve sobrepeso na infância e na adolescência.

Antes de definir corpo, musa quase morreu em cirurgia

Dona de um corpo definido, Soph Allen diz que, após suas cirurgias, ela só queria se sentir forte e saudável
Reprodução
Dona de um corpo definido, Soph Allen diz que, após suas cirurgias, ela só queria se sentir forte e saudável

Atualmente, Soph, como é conhecida nas redes sociais, possui mais de 193 mil seguidores só no Instagram. Porém, não só o corpo definido chamou atenção dos internautas. Na verdade, a australiana se tornou musa fitness após quase morrer  em uma cirurgia para tratar endometriose.

Em 2011, aos 21 anos, ela tinha suspeita da doença em que o endométrio cresce para fora do útero, o que provoca cólicas violentas, dor durante relações sexuais e pode até levar à infertilidade. Em entrevista à revista “Shape” ela contou que a dor chegava a um ponto que ela vomitava e desmaiava.

Assim, seu médico marcou uma laparoscopia, um procedimento cirúrgico simples e pouco invasivo para remover o tecido que havia crescido ao redor dos órgãos devido à doença. No caso de Soph, porém, os médicos acabaram perfurando seu intestino durante a cirurgia. O maior problema é que além disso eles não perceberam o erro, e ela quase morreu por conta disso.

“Ele não percebeu, nem eu. Passei uma semana me recuperando em casa [da laparoscopia]. Minha condição começou a se deteriorar bem rápido e, quando voltei ao hospital para remover meus pontos, fui, em vez disso, levada às pressas para a sala de cirurgia”, contou em seu Instagram.

Soph passou os meses seguintes no hospital. Além de consertar a perfuração nos intestinos, os médicos viram que a inflamação havia passado para os pulmões da jovem, que precisou de uma nova operação.

O interesse pela vida fitness surgiu durante a recuperação de todo o susto e erro médico. Soph acabou pensando muito a respeito de sua saúde. Enquanto antes sua preocupação era em ser magra, não forte, depois de meses na cama de hospital, sentindo-se muito fraca, ela só queria se sentir saudável.

“Eu me cansava subindo dois degraus na velocidade de uma lesma, eu precisava descansar o dia inteiro, eu perdi toda a massa muscular que eu tinha. Desde então, tenho estado determinada em ser a versão mais saudável possível de mim mesma, mas demorou muito tempo para que eu chegasse onde estou hoje”, ela relata nas redes sociais onde, hoje, exibe o corpo definido.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!