Quais seus alimentos favoritos? Tem muita gente que ama pizza ou pastel, por exemplo. Há outros que enlouquecem com uma batata frita ou um brigadeiro também. O problema é que, como essas comidas acabam sendo muito calóricas e gordurosas, não dá para consumir com tanta frequência. Mas você sabia que há receitas saudáveis desses queridinhos?
Leia também: Quais as melhores escolhas para matar a fome no lanche da tarde?
Na verdade, todas são receitas saudáveis , até mesmo a daquele hambúrguer que você tanto pode gostar, desde que esses alimentos sejam consumidos com equilíbrio. Mas para quem precisa restringir calorias, por exemplo, ou mudar hábitos alimentares , é possível mudar algumas coisas para deixar algumas comidas com menos calorias ou gordura.
8 receitas saudáveis de comidas queridinhas
A pedido do Delas , a coordenadora do programa Bio Nutri, da rede de academias Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabedian, nos enviou algumas receitas saudáveis, ou mais leves, de oito alimentos queridinhos de todos nós: a pizza, o hambúrguer, o pastel, a feijoada, os salgados, a batata frita, os salgadinhos e o brigadeiro. Confira para testar a partir de hoje:
1. Pizza
Entre as receitas saudáveis para pizzas estão as com massa integral e fina, de preferência caseira, utilizando alimentos orgânicos. Fúlvia também aconselha substituir a farinha de trigo tradicional por polvilho azedo ou outro tipo de farinha sem glúten.
Já para o recheio, a dica é utilizar recheios naturais como brócolis, escarola e tomate. Já em relação aos queijos, optar pelos claros, como a mussarela de búfala, e/ou sem lactose – só não se esqueça de que queijo vai ser sempre queijo, então não dá para exagerar nunca.
E da mesma forma que os outros ingredientes, os melhores temperos também são os naturais e caseiros, como orégano e alecrim.
2. Hambúrguer
O pão integral ou até mesmo a versão sem pão são boas opções para os amantes de hambúrguer que precisam mudar hábitos alimentares. Já pensando na carne em si, o hambúrguer caseiro , utilizando carnes magras, sem gorduras, são as melhores escolhas.
"Usar temperos naturais como cebola e alho, ao invés de industrializados. Além disso, reduzir, eliminar ou trocar por molhos caseiros, o catchup e a mostarda", indica ainda a especialista.
3. Pastel
Não fritar em imersão é a principal dica para deixar alimentos como o pastel mais leves. Procurar opções de massas que possam ser assadas ao invés de fritas é uma boa opção.
E dá para fazer o pastel de forno com ingredientes orgânicos e integrais, optando por recheios mais suaves, como frango, queijo branco, palmito e, se possível, que acompanhe vegetais. Não fica com o mesmo gosto da versão com fritura, mas é tão gostoso quanto.
4. Feijoada
É possível deixar até mesmo a feijoada mais leve com alguns cuidados simples. O primeiro é escolher carnes sem gordura, mas, se tiver gordura aparente, retirar e ferver as carnes antes de adicioná-las ao feijão. O melhor é também evitar os embutidos.
Mais uma vez, os temperos naturais são a melhor escolha, mas não é só feijão que deve ser preparado de forma especial para deixar a feijoada mais leve. A couve que sempre a acompanha deve ser refogada sem óleo. Já para a farofa, evite o bacon, enquanto o arroz tradicional pode sersubstituído pelo integral.
5. Salgados
Eles são os queridinhos das festas infantis, ao lado do brigadeiro, e as melhores opções são os assados. Porém, dá para deixar as receitas saudáveis ao utilizar ingredientes naturais, orgânicos e integrais no preparo. Optar por recheios mais suaves, como frango, queijo branco, palmito e, se possível, que acompanhe vegetais, é outra dica da especialista para quem quer mudar hábitos alimentares.
6. Batata frita
A fritura por imersão é o método de preparo que deve ser sempre evitado, por acabar com os nutrientes dos alimentos e ainda acrescentar gordutra. Mas calma, você não precisa abrir mão da batata frita por conta disso ou outras frituras. Hoje, há receitas saudáveis que usam o forno no preparo, além da opção das fritadeiras que não utilizam óleo.
7. Salgadinhos, tipo batata
Ao mudar hábitos alimentares, o primeiro passo é sempre evitar alimentos industrializados, porém para quem é fã de salgadinhos esse pode ser um verdadeiro desafio. Uma opção é substituir por biscoitinhos caseiros ou marcas que não contenham conservantes e alimentos transgênicos, além de procurar as opções reduzidas em gorduras e sódio.
8. Brigadeiro
O brigadeiro é quase uma paixão nacional, mas todo mundo sabe que ele é realmente muito doce, afinal de contas, é feito com leite condensado. Felizmente, há receitas mais leves que podem agradar aquelas pessoas que precisam evitar o ingrediente.
Leia também: Nutricionista prova com foto que se pesar não é melhor forma de ver evolução
Um sugestão de Fúlvia é fazer o doce usando banana congelada amassada com cacau em pó sem açúcar. Outra opção é usar pasta de castanha do pará com cacau. Talvez não fique com o gostinho de brigadeiro que a pessoa está acostumada, mas vale testar receitas saudáveis diferentes até encontrar aquela perfeita para o paladar.