O verão está aí e é nesse momento que muita gente busca aquela receita detox para dar uma secada e eliminar gordurinhas e toxinas do organismo. E de acordo com levantamento do Pinterest, mesmo agora a ideia de usar uma sopa para emagrecer está bombando. 

Receita de batata doce e lentilha é uma sopa para emagrecer
Reprodução/Pinterest/Carol Magalhães
Receita de batata doce e lentilha é uma sopa para emagrecer


Segundo dados da rede social, foi notado um aumento de 160% no número de ideias salvas sobre esse alimento no último ano. As sopas detox, inclusive, foram apontadas como uma das ideias de para inserir na dieta que vão bombar em 2018 . Ao Delas, a rede social separou as receitas de sopa para emagrecer  que estão em alta no momento. 

1. Sopa detox de batata doce e lentilha

A batata doce é um classico do mundo fitness por ser um cardoibrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvido de forma mais lenta pelo organismo e também não produz tantos picos de açúcar no sangue. Nesse prato, receita da blogueira Carol Magalhães, ela aparece ao lado da lentilha e de outros bons ingredientes, como a castanha-do-Pará, apontada por médicos e nutricionistas como uma gordura boa. 

Leia também: Batata doce - dúvidas respondidas e receitas para usar a queridinha da academia

2. Abobrinha com brócolis

A abobrinha também é um ótimo legume para incluir na dieta de quem quer emagrecer. Ele contém poucas calorias e ainda é uma boa fonte de fibras, o que ajuda a dar a sensação de saciedade por mais tempo e ainda auxilia o organismo em todo o processo de digestão. 

A receita também leva couve, ingrediente clássico do cardápio detox. Essa folha é rica em ferro e ajuda nas funções hepáticas, ou seja, no trabalho do fígado, órgão responsável por fazer essa "limpeza" no organismo. 

Para essa sopa você vai precisar ainda de brócolis, manjericão, 1/2 dente de alho e 1/2 cebola ralada. O preparo é simples. Para começar, cozinhe a abobrinha com o brócolis. Depois, bata no liquidificador com um pouco da água, além da couve e um fio de azeite. Em outra panela, refogue a cebola ralada, o alho e o manjericão picado. Junte o refogado ao creme e ajuste sal e pimenta, se necessário. 


3. Sopa de abóbora gengibre e agrião

Essa é uma combinação cheia de sabor, nutrientes e poucas calorias. Para estrela do prato é a abóbora, rica em cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, além de vitamina como A, C e E. O gengibre é conhecido por ter ação termogênica, ou seja, ajuda a acelerar o metabolismo e, com isso, fazer com que o organismo queime mais calorias. Também é um antioxidante. O agrião é fonte de ferro, característica comum às folhas verdes escuras, e outros itens como fósforo, vitamina A, C, E e do complexo B e iodo. 

Ainda é possível completar a receita com cheiro verde, para um tempero a mais. 


4. Sopa de frango com legumes

Já essa receita é para quem estava sentindo falta de uma proteína nas opções de sopa para emagrecer. O frango é uma proteína magra e geralmente faz parte do cardápio da dieta de emagrecimento. Os legumes agregam mais nutrientes ao prato, como fibras e vitaminas. 

A ideia pode agradar para aqueles dias de verão nem tão quentes e bem chuvosos, tão frenquentes em algumas regiões do Brasil. 


5. Sopa detox com cenoura e gengibre

O gengibre aparece mais uma vez em uma combinação que já é bastante conhecida: com cenoura. O vegetal é levemente adocidado e vai com o ardido do gengibre. Além disso, a cenoura é conhecida como uma ótima aliada da pele e do bronzeado, ou seja, bela opção para quem quer manter o bronzeado do verão por mais tempo. Ela é rica em betacaroteno, que estimula a produção de melanina, pigmento que dá o tom bronzeado à pele quando há exposição ao sol de forma correta e com a devida proteção. 

Leia também: 15 alimentos que ajudam a prolongar o bronzeado

No final, o prato é uma receita levinha e que traz saciedade. Ela fica pronta em 20 minutos e pode ser congelada. Se quiser turbinar ainda mais a receita, é possível adicionar sementes, como linhaça, segundo informações do blog "Monta e Encanta". 


6. Sopa emagrecedora de alecrim e gengibre

De acordo com informações do site"Cura pela Natureza", essa sopa pode ser considerada emagrecedora, desintoxicante e também anti-inflamatória. O alecrim é responsável pela parte dos antioxidantes. Já a cebola, mais um ingrediente desta sopa, tem propriedade anti-inflatórias. E o gengibre, foi já foi citado em outras receitas, é o termongênico que pode ajudar a queimar mais calorias e a entrar em forma. Ele também é apontado como um anti-inflamatório natural. 

Leia também: Saiba como incluir os termogênicos na dieta para emagrecer sem colocar a saúde em risco

Para ganhar cremosidade e ainda mais nutrientes, a sopa também leva inhame, uma raíz vista, segundo o site, como um purificador do sangue. 

Dicas gerais

Alguns cremes e sopas, como os de abóbora, também podem ser consumidos frios, uma saída para preparar um jantar levinho até nos dias de calor. Outra ideia é congelar porções individuais e ter sempre a mão uma refeição que cabe na dieta, basta reaquecer. 

E, principalmente, uma sopa para emagrecer é bem-vinda e essas receitas que estão bombando no Pinterest são ricas em ótimos nutrientes, mas sozinha ela não faz milagre. A combinação desses ingredientes contribui para que o corpo trabalhe melhor e elimine as toxinas de um dia ou um final de semana de exagero, mas para o resultado ideal é preciso seguir uma alimentação balanceada de modo geral e adotar um estilo de vida saudável, com atividade física e boas noites de sono. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!