O chá preto é um clássico da cultura britânica, mas também faz sucesso com os brasileiros. Consumido tanto na versão quente quanto fria, a bebida traz uma série de benefícios para a saúde, como proteção ao coração e aumento do foco e da concentração, além de ajudar na dieta. 

Leia também: Mãe diz ter emagrecido mais de 50 kg com "dieta do chá verde"

Chá preto ajuda a emagrecer, faz bem a coração e dá um up no foco e na atenção
Creative Commons
Chá preto ajuda a emagrecer, faz bem a coração e dá um up no foco e na atenção


Essa bebida, assim como chá verde e o chá branco, é feita a partir das folhas da planta denominada Camellia sinensis. "O que muda entre eles é o tipo de processo pelo qual essa planta passa após a colheita", diz Bianca Neves, nutricionista e sócia-diretora da NutriOffice. Para o  chá preto , segundo a profissional, as folhas passam por uma oxidação, popularmente conhecida como fermentação. Depois do prcesso de maceração das folhas da planta 100% da oxidação natural, é obtida a matéria-prima desse chá. 

Ao ser inserido em uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, o chá faz muito bem para o organismo. Ao Delas, Bianca  lista com detalhes três benefícios da bebida e ainda dá sugestões do consumo para diferentes gostos. Veja como inseri-la em seu cardápio. 

1. Ajudinha na dieta 

Dizem que chá preto emagrece e essa fama não é à toa. A bebida contém cafeína, um termogênico que ajuda a acelerar o metabolismo e, com isso, faz com que o corpo queime mais gordura. A quantidade de cafeína é inferior a do café, por exemplo, mas ainda é válida. "Pensando apenas na quantidade de cafeína das bebidas, uma xícara comum de café de filtro contém aproximadamente 80 miligramas de cafeína, enquanto a mesma quantidade de chá verde ou preto tem cerca de metade da substância (40 miligramas)", compara a nutricionista. 

Entretanto, a absorção das bebidas é diferente no corpo. A cafeína do chá verde, e também o preto, é absorvida de forma mais lenta e duradoura pelo corpo que o café, por exemplo. E enquanto não se recomenda abusar do café diariamente, o chá é mais bem visto e, com isso, pode ser uma arma para quem está de olho na balança. 

Leia também: Café x chá ? Qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer?

Outro ponto importante para quem busca emagrecer e levar uma vida saudável é cuidar da hidratação . Corpo hidratado funciona melhor e um sistema digestivo trabalhando bem, por exemplo, garante absorção de nutrientes e ajuda a evitar o inchaço abdominal.

De acordo com Bianca, vários estudos descrevem o chá como uma fonte de hidratação, logo depois da água. "Por sua variedade de sabores e cheiros, o chá se torna uma opção de fácil aceitação para o consumo diário de líquidos e pode ajudar a atingir a recomendação diária", comenta a nutricionista.

Chá gelado é opção para se manter hidratado nos dias mais quentes
Creative Commons
Chá gelado é opção para se manter hidratado nos dias mais quentes


Além disso, o chá é uma opção bem magrinha para o dia a dia. Bianca fala que, quando ele é consumido puro - sem adição de açúcar ou leite - contém zero calorias. "Por isso é uma ótima opção para ser incluída em uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, ou para quem busca a manutenção de um peso adequado", complementa a especialista. 

2. Proteção ao coração

"Os cientistas acreditam cada vez mais que uma dieta rica em flavonoides pode ter um impacto positivo na saúde cardiovascular", afirma Bianca. E esse chá é uma ótima fonte de flavonoide, que contribui para a melhora do fluxo sanguineo e, consequentemente, ajuda a diminuir o risco de doenças do coração.

Ela ainda cita algumas pesquisas que suportam esse benefício. Estudos populacionais, por exemplo, já apontaram que consumo de 3 xícaras de chá preto está associado a um risco 11% menor de doença cardíaca e 21% menos risco de acidente vascular cerebral isquêmico (AVC). Outra pesquisa mostrou que mulheres com mais de 70 anos que consumiam a bebida tiveram uma redução significativa na mortalidade por doença cardiovascular.

3. Mais foco e mais atenção

Precisa estudar para aquela prova da faculdade ou tem uma reunião de trabalho logo após o almoço, hora que geralmente bate aquela preguiça? O chá é uma boa alternativa ao cafezinho.

"Conforme analisado em alguns testes, o consumo de duas a três xícaras de chá preto ajuda a melhorar a capacidade de concentração e também pode aumentar a sensação de estar alerta", afirma Bianca. 

Isso acontece por causa da combinação da cafeína, presente nos chás verde e preto, com o aminoácido teanina, também presente nestes chás. Tal aminoácido é conhecido por ajudar a reduzir a percepção de estresse e, dessa forma, contribuir para que se tenha mais foco e atenção na tarefa que está executando. "É a única bebida capaz de proporcionar dois estados ao organismo, de relaxamento e foco", diz Bianca.

Dicas de preparo e consumo

De acordo com Bianca, os benefícios do chá preto são obtidos tanto se ele for consumido quente quanto gelado. E em ambos os casos, os cuidados com o preparo devem ser os mesmos. como explica a nutricionista, quanto mais oxidado for o chá, como preto, mais quente deve ser a água para o preparo.

Leia também: Suchá reduz o inchaço e ajuda a emagrecer; veja receitas

A indicação aqui é realmente ferver a água, para que ela chegue à temperatura de 100ºC. Você pode ferver a água no fogão ou mesmo no micro-ondas. O importante é só depois de a água atingir a temperatura, colocar o saquinho do chá ou a erva, já fora do fogo. 

Preste atenção à temperatura da água e ao tempo de infusão para um bom chá
Creative Commons
Preste atenção à temperatura da água e ao tempo de infusão para um bom chá

O tempo de infusão também influencia no resultado. Bianca indica deixar a infusão das ervas de 2 a 3 minutos na água quente. Na dúvida, consulte sempre a embalagem do chá, lá estará escrito o passo a passo, com a quantidade de água indicada para cada saquinho e também o tempo considerado ideal para a infusão. 

Depois de pronto, o chá pode ser consumido imediatamente ou você pode levar para gelar. Segundo a nutricionista, a sugestão é consumir a bebida em até 24 horas. 

Como o chá preto ajuda a despertar, uma boa pedida é lançar mão de uma xícara da bebida à tarde, quando bater aquela preguiça depois do almoço. Não há nenhuma proibição em relaçõa a ingerir esse chá à noite, mas como ele contém cafeína, as pessoas mais sensíveis podem ter o sono prejudicado. Nesse momento, para uma noite tranquila, prefira opções sem cafeína, como a infusão de camomila. 

De acordo com a nutricionista, ainda é possível variar o chá preto com alguns itens. É uma bebida que combina muito bem com algumas gotas de limão ou com leite. E também dá diversos sabores disponíveis no mercado, como aqueles que contam com notas florais e cítricas ou são mais suaves. Basta escolher o que melhor combina com seu gosto. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!