Tamanho do texto

Fruta é rica em nutrientes, ajuda a acabar com o inchaço abdominal e cabe em diversas receitas. Nutricionista dá dicas de consumo; confira

Tomate é uma fruta rica em licopeno e conhecida como uma aliada da pele bonita e saudável. Mas esse item também está na lista de alimentos para perder barriga. E com os dias mais quentes da primavera e o verão se aproximando, que tal usar esse alimento como um amigo da dieta? 

Leia tudo sobre dieta

Tomate faz bem para a saúde, combina com receitas rápidas e ainda é um alimentos para perder barriga
shutterstock
Tomate faz bem para a saúde, combina com receitas rápidas e ainda é um alimentos para perder barriga


Segundo Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, o tomate faz parte dos alimentos para perder barriga porque contém bons nutrientes, ajuda a acabar com o inchaço na região abdominal e ainda traz uma sensação de saciedade por mais tempo. Ela detalha os benefícios dessa fruta, ensina receitas e combinações práticas para seu dia a dia e ainda diz o que você deve evitar para não arruinar a dieta. 

Benefícios do tomate para perder barriga

Entre os nutrientes que ajudam na questão da boa forma presentes nessa fruta estão: licopeno, betacaroteno, vitamina C, carotenoides e folato. "Os antioxidantes (licopeno, carotenóides, vitamina C) auxiliam no emagrecimento de modo geral como parte de estratégias nutricionais com esse foco. Isso se dá por esses compostos favorecerem o bom funcionamento das células, bom baixa caloria e um bom teor de fibras", detalha a nutricionista.

Entretanto, Renata alerta que não há alimento milagroso, que consiga combater apenas a gordura abdominal. "O emagrecimento se dá como um todo no nosso organismo", ressalta. 

Adeus, inchaço

Uma queixa muito comum quando o assunto é barriga é o inchaço na região abdominal. Ele pode ser provocado por diversas causas, como retenção de líquido e problemas na digestão. O tomate contribui nesses dois pontos, de acordo com Renata. 

É um alimento rico em fibras e, por isso, ajuda para o bom funcionamento do intestino. Além disso, contém potássio, que contribui para eliminar o excesso de líquido retido no organismo e, consequentemente, reduzir o volume abdominal. Ainda tem um efeito diurético, já que é composto de 90% de água. 

Leia também: 5 coisas para fazer e 6 que deve evitar para acabar com a retenção de líquido

Saciedade em alta

Pela quantidade de fibras e nutrientes, a fruta também faz com que se sinta saciado por mais tempo sem adicionar muitas calorias na dieta, já que é um alimento de baixo valor calórico. Renata ainda diz que o tomate "estabiliza os níveis de açúcar no sangue, aumenta o metabolismo e reduz o colesterol". 

Leia também: 10 superalimentos que ajudam a controlar o desejo por besteiras e a perder peso

Pele bem cuidada

E, claro, o tomate é um aliado para quem busca uma pele bonita e saudável porque o licopeno ajuda a proteger a pele da ação do sol e combate os radicais livres por ter ação antixodante. Já a vitamina C é ótima para a produção de colágeno, sem contar que ajuda na cicatrização e na renovação da pele. 

As melhores maneiras de consumir tomate

Para Renata, a versão tomate cereja é uma ótima pedida para um snack saudável para receber amigos em casa ou mesmo para quando bater aquela fome fora de hora (veja receitas com esse item abaixo). 

O modo de preparo pode variar de acordo com seus objetivos. O tomate in natura, por exemplo, é ótimo para saladas e sanduíches naturais e, quando consumido dessa maneira, preserva as quantidades de vitamina C, nutriente facilmente perdido com o calor. Já os molhos da fruta e outros preparos quentes ajudam no aproveitamento do licopeno, que é ativado com o calor. 

Ainda na lista de alimentos para perder barriga, vale incluir no preparo do tomate alguns itens termogênicos. "Combinar compostos funcionais como pimenta e cúrcuma ajuda a enriquecer ainda mais os pratos com os tomates e favorecer seus benefícios. A pimenta, por ter ação termogênica, é bem interessante para quem busca perda de peso", afirma a nutricionista. 

Para quem está tentando perder barriga e peso, não vale combinar o tomate com uma massa de farinha integral ou aquela pizza com muito queijo e recheios gordurosos esperando um milagre. Renata também diz que é melhor evitar combinações que levem farofa ou molhos com amido. 

Receitas para o dia a dia

Um cardápio sugerido por Renata para incluir o tomate em todas as refeições é bem simples: omelete com queijo magro e tomates picados no café da manhã, tomates na salada no almoço e no jantar, e a fruta como item do recheio de um sanduíche no lanche da tarde. 

Ela ainda ensina o passo a passo de quatro receitas simples, nutritivas e magrinhas com tomate cereja. Confira: 

Salteado de tomate cereja

Salteado de tomate cereja é uma boa pedida para um aperitivo
Divulgação/Oba Hortifruti
Salteado de tomate cereja é uma boa pedida para um aperitivo

1 colher de sopa de manteiga
5 a 6 folhas de manjericão fresco
300 gramas de tomate cereja
Sal e pimenta a gosto

Em uma panela, derreta a manteiga. Acrescente os tomates inteiros e o manjericão. Cozinhe por cerca de 30 segundos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Retire da panela logo que a casca dos tomates comece a enrugar e sirva quente.

Tomate cereja à provençal

Tomate à provençal é servido frio
Divulgação/Oba Hortifruti
Tomate à provençal é servido frio

300 gramas de tomate cereja cortados ao meio
1 cebola pequena fatiada bem fina
3 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de azeite
Sal picada a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Salsa (ou salsinha) a gosto

Aqueça o azeite em uma frigideira e refogue o alho e a cebola. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo. Acrescente os tomates e misture-os bem aos temperos. Tampe a panela e deixe tudo descanando por 5 minutos. Leve para gelar por pelo menos 30 minutos e sirva.

Petisco no palito

Vai receber amigos em casa? Aposte nesse petisco saudável e bem temperado
Divulgação/Oba Hortifruti
Vai receber amigos em casa? Aposte nesse petisco saudável e bem temperado

1 xícara de tomates cereja
1 xícara de azeitonas sem caroço
1 xícara de queijo picado em cubinhos
1/2 xícara de folhas de manjericão
Palitos de dente

Monte os petiscos com uma unidade de cada ingrediente, deixando o manjericão sempre perto do tomate. Tempere com azeite e sal.

Espaguete com tomate cereja e queijos

Espaguete com tomate fica ainda mais saudável se feito com massa integral
Divulgação/Oba Hortifruti
Espaguete com tomate fica ainda mais saudável se feito com massa integral

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho amassado
250 gramas de tomate cereja cortado em quatro
1/2 copo de requeijão
1/2 xícara (chá) de manjericão em folha
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
400 gramas de macarrão espaguete cozido al dente
Sal a gosto

Cozinhe o espaguete conforme instruções da embalagem. Para uma receita mais saudável e na lista dos alimentos para perder barriga, use uma massa integral . Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente o tomate, o sal e a pimenta. Tampe a panela e deixe refogar por 2 minutos. Em seguida, junte o requeijão e misture até derreter. Desligue o fogo, acrescente as folhas de manjericão e o queijo ralado. Misture ligeiramente com o espaguete cozido e sirva em seguida.

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas