A prancha está na lista dos exercícios queridinhos dos frequentadores de academia e de quem busca a boa forma no geral. Ele trabalha o core (região que engloba lombar e abdômen ), além de ajudar a fortelecer ombros e braços. É preciso segurar a posição por um tempo e, por isso, ao contrário dos tradicionais abdominais, não há aquele movimento de vai e vem e o trabalho é constante. Mas por quanto tempo é preciso segurar essa posição para ver resultados? 

Leia também: Aposte na prancha para conquistar a barriga sarada! Veja 5 variações

Por quanto tempo você consegue ficar na prancha mantendo a postura correta?
shutterstock
Por quanto tempo você consegue ficar na prancha mantendo a postura correta?


Para alguns, manter a prancha por apenas poucos segundos já é uma verdadeira tortura. Para outros, o tempo é até um estímulo e não faltam por aí desafios fitness que propõem ficar até minutos nesta posição. Mas calma, segundo reportagem da revista "Women's Health" não é preciso fazer nenhum exagero para conseguir os melhores resultados com esse exercício. 

Leia também: Aprenda treino de abômen para conquistar a barriga chapada

Postura x tempo

A revista conversou com Albert Matheny, especialista em perfomance e fisiologia do exercício pela Universidade da Flórida, e o primeiro detalhe que ele aponta é sobre a postura. Nesse exercício, para que ele seja bem excutado e dê resultados - e não dores nas costas ou ombros, por exemplo - a pessoa deve manter o tronco reto e não contrair os ombros. Não adianta roubar e "empinar o bumbum" ou deixar o quadril pender em direção ao solo. "O objetivo aqui é fazer de forma correta pelo tempo que você conseguir", diz Matheny. Essa dica vale principalmente para quem está começando. 

60 segundos

A ideia é ir aumentando o tempo no exercício aos poucos. A indicação de Doug Sklar, personal trainer dos Estados Unidos também consultado pela revista, é tentar chegar aos 60 segundos segurando a postura correta. 

Entretanto, ele defende que séries mais curtas também surtem efeito. O personal sugere, por exemplo, seis séries de 10 segundos na pracha e 5 segundos de descanso. No total também passará 60 segundos no exercício. "Você terá benefícios de força semelhantes porque no final exercitará os músculos pelo mesmo tempo que na atividade contínua", explica Sklar. 

Leia também: Aceita um desafio fitness? Veja o que está bombando no momento no Pinterest

Matheny concorda que 60 segundos é um tempo bom para o exercício. Mais do que isso já entra naquela categoria dos desafios. E se com o tempo apenas 1 minutos de prancha ficar fácil, a indicação do especialista é contrair ainda mais abdômen, glúteos e quadril durante o exercício. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!