Ter uma barriga chapada é resultado da combinação alimentação balanceada e exercício aeróbicos e localizados. Com a dieta, é possível evitar inchaço indesejado e acúmulo daquela gordurinha localizada, além de garantir os nutrientes e a energia necessários para encarar os exercícios do dia. E quando o assunto é exercício, um deles é queridinho: a prancha.

Leia também: Estudos apontam os melhores exercícios para a barriga tanquinho

Exercício de prancha é ótimo para quem quer conquistar a barriga sarada
shutterstock
Exercício de prancha é ótimo para quem quer conquistar a barriga sarada


Quando se relaciona perder barriga com atividade fisica, vale pensar em alguns pontos. É interessante apostar em exercícios aeróbicos, que vão ajudar a eliminar gordura e peso do corpo como um todo e não apenas da região abdominal. E sem gordurinhas, os músculos ficam mais expostos. Aí entram os exercícios localizados, como a prancha .

 Segundo Felipe Kutianski, preparador físico da ZIVA, esse exercício é recomendado porque tem grande foco no abdômen e em todo o core, mas também exercita outras partes do corpo, como ombros e braços.

A ideia aqui não é o sobe e desce tradicional dos abdominais, mas manter o abdômen contraído o tempo. Com isso, o trabalho na região é constante. É o chamado treino de isometria (contrai o músculo, segura na posição por alguns segundos, e depois relaxa). 

Leia também: Barriga chapada de Jennifer Lopez com apenas um exercício

Com isso, ele sugere cinco variações de prancha que vão ajudar a conquistar a barriga sarada. Veja os detalhes nas imagens: 

1. Apoio de antebraço

Prancha com apoio de antebraço
Divulgação
Prancha com apoio de antebraço

Essa é a mais conhecida e mais vista nas academias. Neste exercício, deve apoiar os cotovelos e a ponta dos pés no chão. O ideal é manter a coluna reta, sem elevar ou abaixar o bumbum. Também não contraia os ombros. Fique nesta posição por alguns segundos. 

2. Elevação de quadris

Posição inicial da prancha com elevação
Divulgação
Posição inicial da prancha com elevação


Prancha com elevação de quadril
Divulgação
Prancha com elevação de quadril

Agora os braços ficam esticados e alinhados com os ombros. O apoio é nos pés e nas mãos. Mantenha uma linha reta, da cabeça até os tornozelos e fique nesta posição por 10 segundos. Eleve o quadril, formando um V com o corpo. Volte à posição inicial. A sugestão de Felipe é repetir esse movimento por 60 ou 90 segundos. 

3. Lateral

Posição inicial da prancha lateral
Divulgação
Posição inicial da prancha lateral


Exercício tem uma pequena torção do corpo
Divulgação
Exercício tem uma pequena torção do corpo

Neste exercício, além de trabalhar abdomên reto e lombar, também irá focar na parte lateral do corpo. Fique de lado e apoie cotovelo e pés no chão. Eleve o corpo e, mais uma vez, pensa na linha reta da cabeça aos tornozelos. Abra o outro braço e desça, fazendo uma leve torção no corpo. São três séries de 10 a 15 repetições de cada lado. 

4. Lateral + perna elevada

Prancha com a perna elevada
Divulgação
Prancha com a perna elevada

Este já um exercício mais avançado e, assim como anterior, foca nos musculos da lateral do corpo. Comece com as pernas unidas e elevando o corpo até formar a linha reta. Depois, abra a perna e segure a posição por 30 a 45 segundos. Vire do outro lado e repita o exercício

5. Halteres

Prancha com halteres
Divulgação
Prancha com halteres

Aqui, os halteres são usados como um apoio, para mudar levemente o ângulo do corpo. Se não tiver os pesinhos, pode fazer o exercício com as mãos apoiadas no chão. O começo é o mesmo do segundo exercício, com mãos e ponta dos pés no chão. Só que agora, a ideia é elevar uma perna de cada vez. Com isso, vai trabalhar também glúteo. A dica é fazer o movimento vagarosamente, segundo Felipe. 

Execução correta

Quando trabalhada corretamente, a prancha fortelece abdômen, lombar, costas e outras áreas. E é importante manter esses músculos em dia além da questão da barriga sarada. Ter o core bem trabalhado significa, por exemplo, menos dores nas costas e mais facilidade em tarefas simples do dia a dia, como sentar e levantar da mesa do trabalho. 

Leia também: Livre-se de dores e previna lesões com fortalecimento do core

Entretanto, para aproveitar esses benefícios é preciso ter cuidado com a execução dos movimentos. Se o corpo não tiver na postura correta, você pode sobrecarregar alguma região, como lombar e ombros. Por isso, o preparador físico ressalta: "Mantenha o abdômen contraído em todos os exercícios, preste atenção para na respiração e o mais importante, realize os movimentos lentamente e com concentração total".

Além disso, também é importante prestar atenção à posição da cabeça. No primeiro exercício de prancha indicado por Felipe, por exemplo, é comum ver pessoas que pendem a cabeça para baixo. Isso vai resultar em tensão no pescoço. O mesmo vale para os ombros. Ao apoiar os cotovelos no chão, não eleve e nem tensione os ombros ou sentirá dores depois.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!