Sabemos que para aqueles que vivem no sedentarismo ou não têm muito tempo ou orçamento para frequentar uma academia, começar uma atividade física pode ser uma tarefa difícil. Mas Vinícius Possebon, preparador físico e colunista do Delas, tem o treino para iniciante para te ajudar. 

Leia também: 5 mentiras sobre treinos em casa

Prancha faz parte do treino para iniciante proposto por Vinícius Possebon
shutterstock
Prancha faz parte do treino para iniciante proposto por Vinícius Possebon


De acordo com Possebon, esse treino para iniciante conta com exercícios de baixo impacto para evitar possíveis dores ou lesões. Ele afirma que as atividades de alta intensidade são importante para emagrecer de forma mais certeira, mas quem nunca treinou precisa iniciar com mais calma. "Fazendo isso, você começa a fortalecer os músculos antes de colocar peso sobre as suas articulações”.

Um treino assim, mais "tranquilo", pode ser mais eficiente que exercícios cheios de pulos feitos de forma errada. “Eles já começam a queimar calorias, gerar condicionamento e fortalecer os músculos que vão proteger as suas articulações quando você começar a praticar treino com mais impacto”, comenta.

Leia também: Parou de treinar? Como recuperar o ritmo depois de um tempo “na preguiça”

Cuidados 

 Antes de começar a atividade, mesmo a de baixo impacto, o preparador ressalta a importância de alongar o corpo. "Gire os braços, puxe os ombros e as pernas, e tente encostar as mãos no chão sem dobrar os joelhos para começar a aquecer a musculatura”, ensina.

Também respeite seu corpo, mas sem desistir no meio do caminho. “Vá no seu ritmo e insista em treinar pelo menos três vezes por semana mesmo que você não consiga, porque com o tempo você vai melhorando seu condicionamento físico”, explica.

Mesmo com esse cuidados, o especialista alerta que nunca se deve começar qualquer treino de atividade física em liberação médica.

Leia também: Treino rápido para fazer antes do trabalho vai te dar mais pique para o dia

Detalhes do treino

Possebon indica fazer os seguintes exercícios por 25 segundos cada um: 

Corda naval invisível

Com as pernas separadas, agache-se e imagine-se segurando duas cordas. Comece a balançar as cordas imaginárias para cima e para baixo. 

Bate ombro e rotação de tronco

Em posição de prancha, leve as mãos alternadamente para os ombros, e em seguida gire o tronco levando o braço para cima. Depois, repita e gire o tronco para o lado oposto.

Burpee sem salto 

Deite-se de bruços e rapidamente impulsione o corpo para levantá-lo, levando as pernas para frente e ficando em pé.

Prancha com elevação frontal de braços 

Em posição de prancha, leve os braços para frente , como se quisesse tocar a parede. Alterne os braços.

Por fim, Vinicius Possebon destaca que o treino para iniciante pode ser mantido por algumas semanas, até que o corpo sinta que está preparado para começar exercícios mais fortes. Para saber mais sobre exercícios em casa, acompanhe a coluna de Vinícius Possebon  no Delas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!