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Matchá tem propriedades antioxidantes e é conhecido como um grande aliado de quem quer perder peso. E além dos chás, pode virar uma sobremesa

Matchá é uma planta queridinha do mundo fitness porque tem a fama de dissolver gordura e ajudar a emagrecer . Ela pode ser consumida em forma de chá, mas também vira uma sobremesa que pode até ajudar na dieta. 

Brigadeiro de matchá é uma boa opção de doce que cabe na dieta
Divulgação/Grings Alimentos Saudáveis
Brigadeiro de matchá é uma boa opção de doce que cabe na dieta


A receita é da nutricionista Marília Zielinski, Grings Alimentos Saudáveis. A ideia é preparar um brigadeiro de matchá que pode ser consumido depois do almoço, por exemplo. O doce tem baixo valor calórico -  aproximadamente 30 kcal a versão pequena, como brigadeiro de festa - já que não leva leite condensado diet, e conta os benefícios dessa planta para a saúde. 

Antioxidante + emagrecedor

Marília explica que essa planta verdinha é a versão moída do chá verde integral. "Sua principal característica é a maior concentração do antioxidante EGCG ou epigallocatequina-3-galato, que traz benefícios em nível de proteção celular como a prevenção do envelhecimento precoce, defendendo nossas células da ação dos radicais livres", detalha a nutricionista.

O resultado é um antioxidante poderoso. "Para se ter ideia de sua ação, ele possui 137 vezes mais EGCG do que o chá verde comum feito com a infusão da folha", compara Marília.

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A fama de ajudar a emagrecer também não é à toa. "Esta propriedade também é atribuída a EGCG, pois ela aumenta a termogênese (energia gasta para metabolizar os alimentos) e a oxidação de gorduras, promovendo a perda de peso". 

Quando consumir

Segundo a nutricionista, o ideal, para aproveitar os benefícios e não correr o risco de arruinar a dieta, é consumir esse brigadeiro depois de uma refeição e em um horário que ainda terá tempo de um gasto calórico depois. Não é indicado, portanto, comer o brigadeiro e logo ir dormir, por exemplo. 

Mas lembre-se que aqui estamos falando de um doce. Ou seja, mesmo com os benefícios da planta, o brigadeiro deve ser consumido com moderação. 

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Como preparar

A receita sugerida por Marília leva 15 minutos para ficar pronta e vira um brigadeiro de colher. Você vai usar 1 colher de chá de matchá, 20 ml de água, 200 ml de leite condensado diet e 1 colher de sopa rasa de manteiga. Para começar, dissolva a erva nos 20 ml de água quente. Isso resultará em uma pasta lisa e homogênea. Depois, basta seguir a ideia de um brigadeiro normal, juntando em uma panela a planta diluida, o leite condensado e a manteiga. Cozinhe em fogo baixo e mexa sempre, até a mistura soltar do fundo da panela. Coloque em pequenos potes e coma com uma colher. 

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