Detox é sinônimo de suco verde? Sim e não. O tradicional suco verde, enriquecido com vegetais com couve, pode entrar, sim, na dieta. Mas alimentos de outras cores também são muito bem-vindos, ajudam dar um sabor diferente à bebida e pode potencializar os resultados. 

Leia mais: Como preparar sucos com vegetais e aproveitar todos os benefícios da bebida

Varie nas cores de seu suco ou alimentação detox e potencialize resultados
shutterstock
Varie nas cores de seu suco ou alimentação detox e potencialize resultados


Uma alimentação detox pode ser feita a qualquer momento, mas geralmente é lembrada perto de períodos de abuso e comilanças - ceias fartas no final do ano, cerveja e bebidas no carnaval. Nessas ocasiões, segundo o farmaceutico Jamar Tejada, o fígado é o órgão que merece uma atenção especial, pois ele é o responsável por fazer uma "faxina" no corpo e pode acabar sobrecarregado. 

E vale lembrar que o corpo consegue eliminar toxinas sozinho, sem precisar de nenhuma fórmula milagrosa. Entretanto, uma dieta balanceada e alguns alimentos podem potencializar tudo isso. 

Para facilitar na hora de escolher o que colocar no prato, a sugestão de Tejada é separar os alimentos por cor. Veja as dicas

Alimentos verdes

Geralmente são ricos em ferro, cálcio e clorofila, que ajuda a potencializar a vitamina C no organismo. A couve , por exemplo, contribui também para a absorção de ferro pelo organismo.  Além dela, você pode optar por: agrião, rúcula, alface e acelga, entre as hortaliças, e limão, se pensar em frutas. 

Leia mais: Frutas que ajudam a manter sua beleza

Alimentos amarelos

Aqui, segundo o farmacêutico, entram frutas como pera, ameixa, lima, abacaxi, laranja, manga, melão e mamão. Também pode ser classificada nesse grupo a cenoura e o mel. Esses alimentos são aliados também da pele e do bronzeado, por conter substâncias como o betacaroteno . Ele atua junto com a vitamina A no corpo. 

Alimentos vermelhos

As frutas desta lista incluem morango, maça e acerola. Também pode optar por tomate, rabanete e beterraba, completa o profissional.

As frutas vermelhas são ricas em compostos antioxidantes, que ajudam a combater a ação dos radicais livres no corpo. A cor vermelha também é um indicativo de licopeno , que também contribui para uma melhora no sistema imunológico, além de ser apontado como poderoso antioxidante para a pele. Estudos ainda relacionam essa susbtância a prevenção e redução do câncer de próstata. 

Leia mais: 17 alimentos do bem e do mal para a beleza e bem-estar

Para preparar um suco ou seguir uma alimentação equilibrada, Trejada indica escolher um alimento de cada grupo. As folhas, por exemplo, cobinam com alimentos críticos. E não vale coar, para não perder nenhum nutriente. 

Assim, segundo o especialista, será mais fácil fazer um detox e contribuir para o bom funcionamento do fígado e de todo o corpo. "Para eliminar as toxinas, melhorar o funcionamento do intestino e equilibrar o funcionamento do corpo, que vai sofrer com o consumo de bebidas alcoólicas junto com a fuga da rotina alimentar, temos que eliminar as toxinas e controlar o PH intestinal”, diz ele. Por isso, aposte na combinação que mais combine com seu paladar e boa diversão. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!