Algumas substancias contidas nos alimentos s?o fundamentais para manter o rejuvenescimento de dentro para fora

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Envelhecer! Palavra temida por muitas mulheres que buscam manter a boa forma fisica longe das express?es marcantes como rugas, pele flacida e cabelos brancos. Entretanto, existe um aliado natural e que esta ao alcance de todos, os alimentos.

Substancias antioxidantes
existentes em alguns alimentos s?o capazes de proteger a pele contra os radicais livres, moleculas toxicas formadas pelo corpo que atuam danificando as membranas celulares e, consequentemente, contribuindo para o envelhecimento precoce.

Os bons habitos alimentares podem refletir positivamente no nosso corpo. A ingest?o de alimentos ricos em vitamina A, C e E ajudam a impedir a ac?o corrosiva dos radicais livres nas celulas do organismo. As frutas citricas (acerola, abacaxi, laranja e lim?o), por exemplo, por serem ricas em vitamina C irrigam e oxigenam a pele, agem contra o aparecimento de varizes e celulite, previnem rugas e flacidez e participam da produc?o de colageno. Ja o cha verde , o morango e a uva possuem polifenois (antioxidante) que estimulam as func?es do figado, garantem maior disposic?o, tornam a pele mais saudavel e bonita, alem de prevenir o envelhecimento.

Hoje os nutricionistas ressaltam a importancia doa alimentos como beneficos no combate as substancias degenerativas. O consumo de soja e derivados e um grande exemplo, uma vez que contem isoflavonas (substancia que possuem ac?o semelhante ao hormonio feminino estrogenio) que s?o decisivas para evitar o ressecamento da pele e melhorar a elasticidade, garantindo uma pele mais jovem e saudavel, garante a nutricionista Dra. Roseli Rossi.

Ela ainda ressalta que a alimentac?o pode ajudar muito no processo de retardar o envelhecimento, porem coloca como observac?o a dieta que esta sendo feita. E preciso ter cautela na dieta , pois alguns alimentos em vez de ajudar, atrapalham. O envelhecimento e um processo inflamatorio microscopico de celulas e o consumo de alimentos com elevado nivel de carboidratos refinados, gorduras saturadas, trans, sodio e calorias faz o organismo produzir mais substancias inflamatorias e, consequentemente, acelera o processo degenerativo das celulas do corpo.

Ter um estilo de vida saudavel, praticar atividades fisicas e, principalmente, cuidar da alimentac?o e construir barreiras contra o envelhecimento. Por isso, a nutricionista Roseli Rossi elaborou uma lista com dicas de alimentos que podem te ajudar a retardar o envelhecimento. Veja!

*Vitamina E: fundamental para retardar o envelhecimento dos tecidos por contribuir para manter a elasticidade natural e enrijecimento dos tecidos.
Fontes: oleos vegetais, germen de trigo, nozes, sementes, gr?os inteiros e os vegetais de folhas verdes.

*Selenio: e um oligoelemento, poderoso antioxidante, e essencial para o funcionamento normal do sistema imunologico e glandulas de tireoide.
Fontes: carnes, oleaginosas (castanha do Para, castanha de caju, amendoas, nozes), cereais integrais, ovos, leite e derivados.

*Zinco: necessario para a sintese de enzimas relacionadas a ac?o antioxidante, cicatrizac?o e produc?o de colageno. Possui relac?o com a manutenc?o de uma pele saudavel, ou seja, sua deficiencia ocasiona les?es em pele, ma cicatrizac?o, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas.
Fontes: carnes, aves, frutos do mar, laticinios, feij?es, lentilhas, nozes, sementes (em especial a de abobora) e cereais integrais.

*Bioflavonoides: s?o componentes das plantas que agem como antioxidantes. Alem de proteger a vitamina C de uma possivel oxidac?o no sangue, permite que o corpo seja beneficiado por uma ac?o mais ampla da vitamina. Possui propriedades anti-alergicas, anti-inflamatorias, anti-bactericidas, anti-virais e anti-oxidantes, prevenindo contra o envelhecimento precoce.
Fontes: frutas citricas e uvas vermelhas ou escuras.

*Carotenoides: oferece protec?o contra algumas doencas degenerativas, como certos tipos de cancer, doencas cardiovasculares e catarata. Inibe a modificac?o decorrente a ac?o oxidativa, influencia positivamente no processo aterosclerotico e, consequentemente, a progress?o de doencas coronarianas.
Fonte: Frutas e vegetais amarelados a alaranjados, brocolis e escarola.

*Licopeno: pertencente ao grupo dos carotenoides, possui poder antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Tem ac?o anticancerigena, principalmente com relac?o ao cancer de prostata.
Fontes: principalmente no tomate, de preferencia cozido (Ex: Molho de tomate).

*Omega 3: o acido graxo essencial omega 3, classificado como uma gorduras poliinsaturadas controla a entrada e a saida de compostos pelas celulas, uma vez que estas gorduras fazem parte das membranas celulares. Tambem s?o as principais fontes de energia celular.
Fontes: peixes de aguas frias, oleo de linhaca, oleo de soja e oleo de canola.

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