O caqui já pode ser visto nas prateleiras de mercados e nas bancas de feiras por aí. A fruta é típica do outono e traz diversos benefícios, desde uma pele mais bonita até o bom funcionamento do organismo.
"Rico em betacaroteno, que se transforma em vitamina A no organismo, e contribui para a saúde dos olhos e da pele", afirma a nutricionista Letícia Amaral, de Belo Horizonte. A fruta também conta com compostos antioxidantes como os polifenóis que, junto com o betacaroteno, têm propriedades capazes de combater o envelhecimento das células e, por isso, podem amenizar os efeitos do tempo na pele.
"A fruta ainda é rica em vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Ele também possui cálcio, ferro, fósforo, potássio, todos os nutrientes básicos que o nosso organismo precisa para estar em equilíbrio”, lista a nutricionista.
Além disso, é fonte de energia e uma fruta muito saborosa e pode saciar sua vontade por doces. "O caqui é rico em açúcares, principalmente glicose e frutose”, afirma Isis Moreira, nutricionista da Universidade de Brasília (UnB).
Receitas
Docinho, ele é protagonista em uma série de receitas. Separamos cinco para você incluir em seu cardápio e aproveitar os benefícios da fruta da época.
Para começar, um suco antioxidante. Bata no liquidificador 200 ml de água de coco, 1 caqui picado, 5 folhas de hortelã, 1 lasca de gengibre e 1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada. Beba em seguida.
O caqui também pode ajudar o trabalho do intestino em um shake laxante. Coloque 3 ameixas se caroço de molho em água por 30 minutos. Depois, bata no liquidificador com 500 ml de suco de laranja e 1 caqui.
Você viu?
A fruta ainda combina muito bem com uma versão de cookie integral. Clique na foto e veja a receita completa:
Ou ainda como cobertura para seu iogurte. Clique na imagem e aprenda:
Para fechar, uma torta vegana com muito sabor. Veja a receita clicando na foto.
Qual o melhor caqui?
A nutricionista Letícia Amaral ainda ensina como comprar e armazenar a fruta. Segundo a especialista, na hora da compra, procure o caqui sem rachaduras, cortes ou partes amassadas. Quando maduro, ele tem cor uniforme e é alaranjado e brilhante.
Pode ser guardado tanto na geladeira quanto fora dela, mas sempre em locais frescos e arejados. Segundo Letícia, a fruta se conserva por cinco dias em casa.