Tamanho do texto

Alimentação pode ajudar, e muito, a cuidar da pele. Esteticista de celebridades americanas dá as dicas

Não tem como fugir. A idade chega e, com ela, aparecem as rugas e as linhas de expressão. Mas incluir alimentos chaves no cardápio pode ser uma ótima opção para amenizar esses sinais. É o que ensina Renée Rouleau, esteticista que cuida da pele de diversas celebridades americanas, ao site "Byrdie". 

As rugas, segundo Rouleau, são resultados do tempo, que faz com que se perca colágeno, diminuindo assim a elasticidade da pele. Diversos fatores também influenciam nesse processo: sol, poluentes, fumaça, cigarro e bebidas alcóolicas.

A alimentação também tem influência direta na pele. O que você come pode deixar a sua pele com um ar mais jovem. Veja lista com oito alimentos que você pode incluir agora na dieta para manter a cútis lisinha. 

Abacate

Abacate
Thinkstock
Abacate


Abacate contém um tipo de gordura muito pequena que é capaz, como explica a nutricionista Dana James, de passar por membranas e proteger as céluas dos radicais livres. Isso significa uma pele mais radiante.

Ela indica adicionar abacate a um wrap com folhas verdes, salmão selvagem, tomate e pimenta. 

Gergelim preto

Gergelim preto
Pinterest
Gergelim preto


Essas sementes, para Dana, poderiam estar em todas as refeições. Elas são ricas em diversas substâncias boas para a pele como gorduras, aminoácidos, potássio e fibras. 

Semente de abóbora

Retiradas dos frutos maduros, as sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais
Thinkstock/Getty Images
Retiradas dos frutos maduros, as sementes de abóbora são ricas em ácidos graxos, vitaminas e minerais

Rica em zinco, vitamina E, ômega 3, essas sementes ajudam a curam, regeneram e hidratam a pele. A nutricionista indica consumir as sementes de abóbora crua, pois as gorduras boas que ela contém são delicadas e podem ser destruídas em altas temperaturas. 

Ômega 3

Salmão
Arquivo
Salmão


De acordo com Rouleau, alimentos ricos nessa substância ajudam o corpo a responder a a irritações e atrai água para a pele. Isso melhora a aparência e reduz rugas. Para aproveitar esse benefício, ela sugere ingerir salmão, tofu e soja. 

Selênio

Castanha-do-pará
Getty Images
Castanha-do-pará


Para melhorar a elasticidade da pele, a esteticista recomenda alimentos com selênio, como castanhas-do-pará, atum em lata, peru e até ostras. 

Proteínas

Carne
Getty Images
Carne

As fibras de colágeno são feitas de aminoácidos, que vem das proteínas. Por isso, Rouleau indica uma dieta rica em proteínas. Experimente alimentos como peixes, tofu, carnes magras e ovos. 

Tomate

Tomate
Getty Images
Tomate

Você sabia que o tomate tem um fator de proteção solar natural? É o que explica Dana James ao "Byrdie". Ela lembra que você deve passar protetor solar, mas dois tomates vão lhe dar proteção fator 5. 

Vitaminas C e E

Morangos
Getty Images
Morangos

A esteticista Renée Rouleau ainda cita que a vitamina C é muito importante para a produção do colágeno e também ajuda a pele a se renovar. Experimente alimentos ricos nesse nutriente como folhas verdes, brócolis, morango, laranja e mamão papaya. E esse mamão ainda é rico em vitamina E, outro nutriente essencial na briga contra as rugas. Tal vitamina protege as células dos raios UV. Para ingeri-la, também aposte no azeite de oliva, nos grãos 100% integrais ou em frutas como kiwi. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.