A Mattel anunciou o lançamento da primeira boneca Barbie com diabetes tipo 1 (DM1) . A novidade faz parte da iniciativa da marca de ampliar a representatividade e incentivar a empatia entre as crianças.
Em parceria com a Breakthrough T1D, organização global dedicada à pesquisa e conscientização sobre a doença, a Barbie foi desenvolvida com detalhes realistas, como um monitor contínuo de glicose (CGM) no braço e uma bomba de insulina acoplada à cintura.
O visual também inclui uma blusa de bolinhas e saia com babados, em referência aos símbolos mundiais de conscientização sobre o diabetes.
Representatividade e conscientização
A diabetes tipo 1 é uma condição crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, exigindo monitoramento constante e tratamento com insulina. Frequentemente diagnosticada na infância, a doença demanda cuidados diários.
Linha diversificada
Nos últimos anos, a Mattel tem expandido a diversidade da linha Barbie, incluindo bonecas com síndrome de Down, deficiência visual, aparelhos auditivos e outras características. No Brasil, a marca já celebrou personalidades como as sobreviventes do incêndio da Boate Kiss.
A Barbie com diabetes tipo 1 já está disponível nos EUA, mas ainda não tem data de lançamento no Brasil.
Sobre a Breakthrough T1D
A Breakthrough T1D (anteriormente JDRF) é uma das principais organizações de pesquisa sobre diabetes tipo 1, dedicada a acelerar avanços científicos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.