O novo filme da Barbie está reacendendo debates e sentimentos ligados à boneca. Mas por que a gente gosta tanto da Barbie? Por que ela faz tanto sucesso entre as meninas?
É simples: a Barbie nos lembra que podemos ser quem a gente quiser!
Claro que isso não nos impede de ter um olhar crítico em relação ao padrão de beleza que ela cria (mulher magra, loira e glamourosa) e ao consumismo que a Barbieland pode incitar desde a infância.
Mas, do ponto de vista terapêutico, precisamos falar sobre os simbolismos que a Barbie carrega, especialmente para nós, mulheres, e nos quais a gente pode se inspirar.
Por isso, além de contar um pouco sobre a história da boneca da Mattel, faço a seguir uma reflexão sobre os motivos pelos quais a gente gosta tanto da Barbie. Vem comigo?
Como a Barbie surgiu e se tornou o fenômeno que é
A Barbie foi criada pela empresária Ruth Handler e seu marido, Elliot Handler, fundadores da empresa de brinquedos Mattel, nos Estados Unidos.
A ideia da boneca surgiu quando Ruth percebeu que sua filha, Barbara, preferia brincar com bonecas de papel que representavam mulheres adultas, em vez das tradicionais bonecas infantis.
Com base nisso, Ruth propôs a criação de uma boneca adulta com proporções realistas e roupas estilosas. Então, em 1959, a primeira Barbie foi lançada e desde então se tornou um fenômeno global, evoluindo e se adaptando às mudanças culturais ao longo das décadas.
A Barbie foi pioneira em muitos aspectos, veja alguns:
- foi a primeira boneca a ter um corpo adulto com curvas e altura considerável, diferente das bonecas infantis até então produzidas.
- foi lançada com uma variedade de roupas e acessórios, permitindo que as crianças pudessem criar diferentes histórias e estilos para a boneca.
- se tornou um ícone da moda, refletindo as tendências e estilos de cada época.
- ao longo dos anos, a linha de produtos da Barbie se expandiu para incluir diferentes etnias, profissões e representações diversas, promovendo a inclusão e a diversidade.
Por que a gente gosta tanto da Barbie?
A Barbie, para as mulheres da minha geração (tenho 33 anos), é sinônimo de poder e liberdade. Quando brincávamos de Barbie, nós poderíamos ser quem a gente quisesse!
As outras bonecas eram todas bebês, para ensinar a gente CUIDAR. A Barbie foi a primeira boneca que a gente podia SER!
Com a Barbie, a gente experimentava o mundo adulto. A Barbie tinha casa, carro, barco, avião, roupas, sapatos, bolsas e todas as profissões. A vida dela era diversão e aventura!
A Barbie nos ensinou que todos os paradigmas estão disponíveis. Nos ensinou sobre as infinitas possibilidades.
A Barbie podia ser qualquer coisa: aeromoça, cozinheira, veterinária, rockstar. Por isso, a gente gosta tanto dela.
Porque Barbie é sinônimo de possibilidades, da força e da determinação feminina.
Amamos a Barbie porque ela nos ensinou a SONHAR!
O que você pensa?
Se quiser seguir conversando sobre esse assunto, vem comentar nesse post do meu Instagram. Vou adorar trocar com você!
Confira também:+ Saiba tudo sobre o seu jeito ser, desafios e potenciais. Faça o seu Mapa Astral aqui e leia uma amostra grátis .+ Descubra a missão da sua fase 2023, com previsões baseadas no número do seu ano pessoal .+ Quer mais previsões para o seu dia? Aqui tem um horóscopo gratuito baseado em todo o seu Mapa Astral, leia agora !+ Tarot: tire 13 cartas e descubra o que pode rolar na sua vida nos próximos seis meses. Jogue agora !
Gabi Squizato
Sou terapeuta, mentora e professora de desenvolvimento pessoal, te entregando recursos para você viver melhor.
gabi@gabisquizato.com
O post Por que a gente gosta tanto da Barbie? apareceu primeiro em Personare .