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"Percebi que havia um mercado pouco explorado em maquiagem, especialmente para o público popular", diz CEO da Fenzza Make Up

Quando começou a trabalhar como telefonista aos 14 anos, Renata Canonici não imaginava que um dia seria CEO da sua própria marca de maquiagens. Foi quando mudou para a área de vendas que descobriu a sua verdadeira paixão. "Alguns anos depois, minha irmã e eu nos tornamos sócias e iniciamos nossa própria representação [comercial]. Durante esse período, percebi que havia um mercado pouco explorado em maquiagem, especialmente para o público popular, que buscava produtos de qualidade e acessíveis", conta Renata, em entrevista ao iG Delas .

Assim nasceu a Fenzza, uma marca brasileira de produtos para maquiagem e skincare. "Sempre fui uma apaixonada por esse universo da beleza, desde muito cedo adorava me maquiar e passava horas em perfumarias buscando as novidades e os lançamentos", diz a executiva.

O trabalho despertou o interesse da paulistana pela Química e atualmente, além da formação na área, ela também é pós-doutoranda em Cosmetologia. "Compreender os princípios químicos por trás dos ativos é essencial para a formulação de produtos eficazes e seguros, seja no skincare ou nas maquiagens", garante Renata.

Mesmo com a carreira bem-sucedida, isso não a impediu de passar pela chamada "Síndrome da Impostora" . "Tive muita dificuldade em reconhecer minhas habilidades e conquistas. Entretanto, ao longo do tempo, percebi que as minhas realizações e competências eram fruto do meu esforço, e não resultado da sorte e nem do acaso. Estou sempre estudando, me atualizando e buscando conhecimento. Aprendizado nunca é demais".

Renata Canonici divide todo esse esforço com o marido, que é um de seus sócios. O grande segredo para separar o trabalho e o casamento, segundo ela, é "estabelecer uma comunicação clara e objetiva, além de definir as responsabilidades e resguardar o espaço profissional de cada um. Essas diretrizes têm funcionado para nós, afinal, são 22 anos juntos e 15 anos de parceria de trabalho".

"Maquiagem barata"

A Fenzza Make Up se destaca no mercado nacional de maquiagens a preços populares. O pó banana, por exemplo, que é o carro-chefe da marca, pode ser encontrado por R$ 16,50 no e-commerce. A empresa quer derrubar o senso comum de que "maquiagem barata faz mal para a pele" ou que "cosméticos caros são mais eficazes".

"Quanto às nossas estratégias para oferecer qualidade e preços acessíveis, buscamos otimizar processos de produção, temos uma cadeia de fornecimento eficiente e priorizamos a relação direta com nossos clientes, eliminando, assim, intermediários. Dessa forma, conseguimos manter o valor mais barato, sem comprometer a qualidade e a segurança dos nossos produtos", garante Canonici.

Próximos passos

Agora, o próximo objetivo da Fenzza é ampliar a diversidade de tons de seus produtos, a fim de atender uma gama mais ampla de consumidores, de acordo com a CEO. Um relatório da plataforma Think with Google divulgado em 2021 mostra que, no Brasil, metade das mulheres compra maquiagem para pele preta ou parda. Mesmo assim, 26% das mulheres negras do país têm maior dificuldade em encontrar uma base do seu tom de pele.

Ao reconhecer a importância da inclusão e a falta de opções de produtos com tonalidades compatíveis com a pele negra no mercado, Renata Canonici promete que seu "setor de desenvolvimento está dedicado a tornar o ano de 2024 um marco em termos de variedade de cores em nossa linha, prevendo o lançamento de 12 tonalidades distintas".

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** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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