Ginecologista e sexóloga, a ex-BBB Marcela Mc Gowan usa as redes sociais para desmistificar os tabus em torno do prazer feminino. Aos 35 anos, ela também é dona da sua própria marca de sex toys e produtos para cuidados íntimos. Na última terça-feira (28), a loira marcou presença em um evento em São Paulo para o lançamento de uma nova linha de aparelhos depiladores da BIC. O iG Delas acompanhou tudo e bateu um papo superdescontraído com Marcela sobre sexualidade. Confira a seguir:
iG DELAS: Tem alguma coisa sobre sexo que você gostaria que tivessem te falado antes?
Marcela Mc Gowan: Nossa, várias. A primeira, talvez, seria tratar o sexo como algo positivo. Como mulher, a gente cresce aprendendo que é negativo, que é errado, que se você fizer, vai perder seu valor, ninguém vai querer casar com você. Essa tratativa como algo positivo já seria incrível para mim. E acho que o segundo ponto é que penetração não é tudo no sexo. Gostaria que alguém tivesse me dito isso antes, me pouparia anos de frustração atrás de um orgasmo que não chegava (risos).
Agora sobre dicas: na sua opinião, tem alguma posição que seja melhor para que uma mulher chegue ao orgasmo?
Eu acho que a melhor posição para a gente atingir o orgasmo é a que a gente se sinta confortável, porque o orgasmo precisa de concentração, de conforto, a gente não pode estar pensando muito em outras coisas para que ele possa vir. Então, a posição que você fica mais confortável, sem dúvidas, é a mais fácil e, claro, a posição que permite mais estímulo externo, principalmente. Se você está recebendo sexo oral, então, é a posição que mais permita esse estímulo. Se você está tendo a penetração, pode ser uma posição, por exemplo, por cima, inclinadinha para frente, que você encoste o seu clitóris na pelve de alguém. Eu acho que esse é o truque: pensar em como eu tenho mais contato na minha área externa e como eu me sinto mais confortável.
E mesmo no sexo com penetração, precisa ter um estímulo no clitóris, não adianta só a penetração?
Pouquíssimas mulheres têm orgasmo só com penetração. Claro que o orgasmo é um evento mental, dependendo do grau de prazer que a gente está, a gente desencadeia ele em qualquer lugar do corpo. Mas, para a maioria dos corpos com vulva, o prazer está localizado no externo, onde está o clitóris, onde estão as elevações ali. Então, eu sempre recomendo que, na penetração, a gente incremente o estímulo externo, seja com a mão, seja a sua mão ou a mão da pessoa, um vibrador ou mesmo uma posição que ajude a roçar essa região no corpo de outra pessoa.
E sozinha, quais as dicas para chegar ao orgasmo durante a masturbação?
Eu acho que a masturbação é um ato de autoconhecimento muito importante. A minha principal dica é não tornar a sua masturbação uma corrida pelo orgasmo, mas conhecer seu corpo e qual estímulo vai funcionando. Conforme você vai se tocando, fazendo movimentos diferentes, explorando regiões diferentes, você vai perceber algumas coisas que funcionam mais para você e aí investe nelas que ele [o orgasmo] vem.
Você falou da questão da penetração, você acha que o sexo ainda é muito baseado no homem, no caso de casais heterossexuais?
Eu acho que ainda é. A gente tem um grande problema, um "gap" de orgasmo muito grande. Pesquisas mostram isso, mulheres héteros têm bem menos orgasmos do que os homens
, porque a gente ainda precisa entender que o sexo é mais amplo, que outras práticas são importantes, que, para a vulva, é mais importante estimular ali fora do que ir para a penetração. Não que a penetração não possa ser legal, prazerosa, mas só ela no sexo, ela ser o evento principal, é empobrecer muito nosso script, e a gente tem que enriquecer ele com mais coisas para a gente conseguir chegar lá.
Linha BIC Soleil Escape
No evento, a BIC apresentou a sua nova linha de aparelhos depiladores, a BIC Soleil Escape. A grande novidade da marca é o cabo perfumado dos aparelhos, com aromas de lavanda e eucalipto e rosa e magnólia, pensados para promover uma experiência sensorial e criar um ambiente relaxante durante a depilação. Marcela Mc Gowan participou de uma roda de conversa sobre o tema, ao lado da apresentadora Laura Vicente e da ex-BBB23 e psicóloga Sarah Aline.
"Cada vez mais, a gente vê que as mulheres estão criando esses rituais de autocuidado, que são importantes para elas. Com o dia a dia muito corrido, esse momento do autocuidado é um momento para ela escapar da rotina, para que possa desacelerar e pensar somente nela, e a depilação também faz parte desse autocuidado", afirma o head da categoria na BIC Brasil, Felipe Vitor.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!