Morre o estilista Paco Rabanne, aos 88 anos
Reprodução
Morre o estilista Paco Rabanne, aos 88 anos

Morreu nesta sexta-feira (3), aos 88 anos, o estilista Paco Rabanne, em Ploudalmézeau, uma comuna francesa na Bretanha. A notícia foi confirmada pela marca fundada pelo estilista e controlada pelo grupo Puig, pelas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

"A Casa de Paco Rabanne quer honrar nosso visionário designer e fundador que morreu ao 88 anos. Uma das figuras mais criativas da moda do século XX, seu legado vai servir constantemente como fonte de inspiração", diz o post. "Somos gratos ao Monsier Rabanne por estabelecer a nossa herança vanguardista e definir um futuro de possibilidades ilimitadas".

Espanhol radicado na França, Francisco Rabaneda y Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, nasceu em 18 de fevereiro de 1934, em Pasaia, província de Guipuscoa, localizada no País Basco.

Se apaixonou pela moda ainda cedo, inspirado pela mãe, que trabalhava para Cristobal Balenciaga, fundador da grife Balenciaga. Aos 17 anos, durante a Guerra Civil espanhola, se exilou em Paris, onde estudou arquitetura por dez anos na Ecole Nationale des Beaux-Arts. 

Sua estreia no mundo da moda aconteceu na década de 1960, quando apresentou sua primeira coleção, "Twelve Experimental Dresses" ("Doz Vestidos Experimentais", em tradução livre"), em modelos descalças. Ficou conhecido por seus conjuntos metálicos e designs futuristas e chegou a ser apelidado por Coco Chanel de "metalúrgico da moda".

Também chegou a desenhar acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Givenchy, Pierre Cardin e da própria Balenciaga.

Em 1968, lançou o primeiro perfume da marca Paco Rabanne, que se tornaria mundialmente conhecida por suas fragrâncias. Sua aposentadoria veio em 1999.

Outra paixão do estilista era o esoterismo, tema sobre o qual escreveu diversos livros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!