Os miomas atingem 50% das mulheres em idade fértil no Brasil
shutterstock
Os miomas atingem 50% das mulheres em idade fértil no Brasil

"Miomectomia é o nome da cirurgia realizada para a remoção de miomas uterinos, tipo de tumor benigno, que se forma no miométrio - tecido muscular do útero -, desencadeado por fator genético", explica Thiers Soares, ginecologista especialista em miomas. O médico fala sobre as principais alternativas de tratamento para a doença. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

Além da localização dos miomas no útero ser variável, também não existe um padrão exato de tamanho para esses tumores, que podem ser a nível microscópico ou maiores. Por conta dessas características, o diagnóstico só é possível por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética e ou histeroscopia. Depois que o diagnóstico é constatado, o tratamento é escolhido pelo profissional com base nas características do caso da paciente.


 Existem três tipos de miomas: subserosos, intramurais e submucosos. Os subserosos se desenvolvem na parte externa do útero. O intramural surge na parede uterina. Já os submucosos são localizados na parte interna do útero e, conforme eles se expandem, acabam prejudicando o endométrio, com grandes possibilidades de atrapalhar a fertilidade da mulher. Este tipo de mioma é muito comum e pode atingir boa parte das pacientes, como a atriz Nivea Stelmman, que sofreu com esta condição no último ano.

Tipos de Miomectomia

Dentre os tratamentos possíveis, existe a miomectomia que, dependendo da localização do mioma, pode ser feita de diferentes formas e com diferentes técnicas. No caso dos miomas subserosos e intramurais, a miomectomia conta com duas técnicas: a laparoscopia, que consiste em pequenas incisões na pele do abdômen, por onde entram a câmera pequena e os instrumentos cirúrgicos, para a remoção dos nódulos, e a laparotomia, que consiste em fazer uma única grande abertura no abdômen para a retirada dos tumores.

Quando o mioma é do tipo submucoso - localizado na cavidade uterina -, a miomectomia é feita pelo método de histeroscopia. Neste procedimento não há a necessidade de se fazer cortes no abdômen, já que a remoção dos tumores é feita pelo canal vaginal. Essa técnica conta com a utilização de uma câmera e dos instrumentos que atravessam o canal até o colo do útero, possibilitando que o mioma seja encontrado e retirado da cavidade uterina.

A Ablação por Radiofrequência dos Miomas Uterino é uma técnica moderna e eficaz. Trazida recentemente para o Brasil, ela é feita via vaginal em que uma agulha é inserida no mioma e causa a sua destruição térmica.

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

O tratamento definitivo para os miomas é a histerectomia, que consiste na remoção completa do útero. A alternativa é recomendada em casos muito específicos, considerada como última opção, quando a paciente já passou por outros tipos de tratamento que não surtiram os efeitos desejados no organismo. Indicamos quando a paciente já tem a sua prole constituída e quando a própria paciente deseja esse procedimento. Por isso, é importante avaliar cada caso e as opções de tratamento disponíveis, bem como os desejos da paciente.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!