O estudo revelou que pessoa que dormem com outros parentes sem ser o cônjuge apresentam mais insônia
Reprodução
O estudo revelou que pessoa que dormem com outros parentes sem ser o cônjuge apresentam mais insônia

Um estudo da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, avaliou a relação entre a qualidade do sono e a companhia na cama. Para isso, mil adultos participaram da pesquisa e foi constatado que dormir ao lado do cônjuge proporciona uma qualidade de sono maior. Também foram avaliadas pessoas que dormiam com filhos, sozinhos ou com outros parentes e, nesses casos, os problemas com o sono eram maiores.

Para os casais, os pesquisadores têm uma boa notícia: dormir ao lado do companheiro pode proporcionar uma noite de sono melhor.

Publicado na revista Sleep, o estudo da Universidade do Arizona faz parte do programa Atividade de Sono e Saúde, Dieta, Ambiente e Socialização (SHADES, na sigla em inglês) e avaliou o sono de 1.007 adultos em idade ativa no estado da Pensilvânia.

Resultados

Para aqueles que dividiram a cama com um companheiro "na maioria das noites", os relatos de insônia foram menores, além de terem menos fadiga e menor risco de apneia do sono, distúrbio que afeta a respiração. Passar a noite na companhia do cônjuge também proporcionou menores índices de depressão, ansiedade e estresse; associado a um maior apoio social, satisfação com a vida e relacionamentos.

Por outro lado, quem dormiu sozinho em suas camas teve maior risco de apneia, mais sonolência e "maior gravidade da insônia". Dormir sem companhia também foi associado a maiores chances de depressão, menor suporte social e menos satisfação com a vida e relacionamentos.

Mas o compartilhamento de cama com outros parentes também foi avaliado. No caso de dormir com os filhos, além de mais insônia, os relatos são de menor controle sobre o sono e maior risco de apneia. Dormir com crianças, ainda, foi associado a mais estresse.

O risco de apneia também foi maior para quem dormiu com outros familiares.
"Dormir com um parceiro/cônjuge está associado à melhor qualidade do sono e da saúde mental, em geral. Dormir com uma criança, por outro lado, associou-se a pior sono, em geral", concluiu o estudo.

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo. Siga também o perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!