Vercilene Dias é advogada quilombola do território Kalunga
Reprodução/Instagram
Vercilene Dias é advogada quilombola do território Kalunga

revista Forbes Brasil divulgou quarta-feira (23) a lista  “20 Mulheres de Sucesso''. Entre nomes de diversas áreas, está o de Vercilene Dias, quilombola do território Kalunga. Ela é graduada em direito e a primeira mulher quilombola a conquistar o título de mestrado em direito no Brasil. A advogada atua na luta em defesa dos direitos da população quilombola do Brasil.

Vercilene coordena o Coletivo Jurídico da CONAQ, criou a Rede Nacional de Advogadas e Advogadas Quilombolas (RENAAQ) e, em 2020, coordenou o processo de construção da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) quilombola e assinou o documento protocolado no STF em setembro do mesmo ano.

Além da advogada, a publicação traz outros nomes de mulheres que se destacam nas mais diversas áreas. A capa da publicação traz Ana Karina Bortoni Dias, do Bmg, a primeira e única mulher a presidir um Banco brasileiro de capital aberto. Ao lado da executiva, estão 19 nomes que brilharam em suas áreas de atuação, como a atriz Fiorella Mattheis, a apresentadora Sabrina Sato, as empresárias Sandra Chayo e Lissa Carmona, a influenciadora Isabela Domingues e Jaqueline Goes, uma das cientistas que sequenciou o genoma do coronavírus em tempo recorde.

Todos os anos, a Forbes destaca o protagonismo feminino em uma lista de mulheres que brilham em suas áreas: das finanças às artes, da ciência à moda. Mais do que líderes em seus segmentos, são exemplos que ajudam a transformar seus ambientes profissionais e a sociedade como um todo. Para chegar à seleção final de homenageadas, a revista buscou mulheres que não só construíram trajetórias de sucesso, mas que tiveram atuações marcantes em um período recente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!