Domitila Barros é ativista
Reprodução/Instagram
Domitila Barros é ativista

A modelo brasileira Domitila Barros, de 37 anos, foi eleita Miss Alemanha neste sábado. Natural de Pernambuco, a recifense superou outras nove concorrentes e venceu a grande final realizada na cidade de Rust.

Pela primeira vez na história, uma imigrante negra vence o concurso. A competição, neste ano, foi marcada por uma mudança de rumos e propósito, contemplando "novos padrões e figuras de identificação".

A organização do Miss Alemanha sustenta que o concurso passou por um processo de redefinição. O evento deixou de ser apenas um concurso de beleza e passou a levar em conta, principalmente, o empoderamento feminino como critério de escolha da vencedora.

— O mundo é um lugar complicado e quero fazer a minha parte para torná-lo melhor. O Miss Alemanha seria um grande parceiro nesta missão e é por isso que estou tão feliz por estar aqui e compartilhar minha trajetória de vida com vocês. Porque, no final das contas, eu sei que você não pode fazer isso sozinho, você precisa de uma comunidade, talentos, opiniões e habilidades diferentes para fazer mudanças — escreveu Domitila, em seu perfil no Instagram, na altura em que foi selecionada.

Domitila é modelo, empreendedora social, atriz e influenciadora de mídias sociais. Ela desenvolve projetos sociais há mais de 20 anos. Ela cresceu em uma área periférica de Recife, chamada Linha do Tiro, e mora na Alemanha desde 2000, quando viajou para o país europeu para fazer mestrado na Universidade de Berlim, assim que concluiu a graduação em Serviço Social, em Pernambuco.

Na Europa, ela alternou os estudos com a vida de modelo. Ela já realizou campanhas em países europeus, nos Estados Unidos, Emirados Árabes, América Latina, Ásia e África.

Neste período, Domitila também se dedicou a projetos sociais. Ela já trabalhou ensinando crianças a ler e escrever e, com sua experiência, desenvolveu um método para realizar o aprendizado da leitura e da escrita em conjunto com teatro e dança.

A realização desse trabalho rendeu à Domitila um convite da UNESCO para um evento global das Nações Unidas, nos EUA. Na ocasião, ela recebeu o Prêmio Millennium Dreamer.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!