Cresce cada vez mais o número de mulheres viajando sozinha
shutterstock
Cresce cada vez mais o número de mulheres viajando sozinha

Viajar  está no topo da lista de muitas pessoas com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Para as mulheres, isso não é diferente. Inclusive, cresce o número do público feminino em viagens sozinha. Para quem tem vontade de conhecer o mundo existem grupos no Facebook e perfis nas redes sociais para seguir, com  mulheres partilhando não só os seus perrengues, mas experiências e dicas de como viajar sozinha em segurança.

Para aumentar a quantidade de informação sobre mulheres viajando, a agência de viagens CVC realizou um estudo na sua base de dados em 2021 e descobriu que o número de mulheres viajando sozinha cresceu em 10% de 2020 (20%) para 2021 (30%). Além disso, quase 50% do público que contrata a viagem é do gênero feminino, sendo que quase 60% das mulheres preferiram pacote nacional que incluía aéreo e hospedagem dentro.

Assim nasce o podcast "Ela faz o destino dela", já que historicamente as mulheres sempre decidem o destino da próxima viagem. A ação integra o projeto #Elasnoturismo.

A primeira temporada estreia hoje (8) e o podcast é apresentado pela empresária, comunicadora e podcaster Marcela Ceribelli (@marcelaceribelli). Ele traz experiências e insights sobre viagens de 11 mulheres convidadas, cada uma com um perfil, colocando na roda de conversa assuntos como cuidados com a saúde, segurança, tabus ao viajar só, morar sozinha em outro país para aprender outro idioma, turismo acessível e sustentável, mulheres que reinventaram o turismo, uma viajante com deficiência que conheceu o mundo, entre outros temas.

“Colocar essa iniciativa no ar significa dar mais um passo em direção a nossa estratégia de conteúdo focada em nossos clientes. Grande parte do nosso público são mulheres que têm o sonho de viajar, conhecer novas culturas, mas que muitas vezes têm receio. Queremos mostrar a elas que é possível realizar esse desejo, inspirando-as através das histórias de mulheres reais que desbravaram o mundo e que contarão suas experiências em episódios inéditos”, comenta Nathalia Torres, diretora de Marketing da CVC Corp.

A primeira entrevistada do projeto, criado pela agência CoCreators, do Content House Group, é a viajante e jornalista Amanda Noventa (@amandanoventa). Os episódios poderão ser ouvidos todas as terças-feiras até abril de 2022, nas principais plataformas de streaming em funcionamento no Brasil.

Leia Também

Mulheres viajam

Levantamento inédito da CVC em sua base de dados, no período referente à 2021, traz alguns dados sobre o perfi do público viajante feminino:

- Atualmente, quase 50% do público que contrata a viagem é do gênero feminino, sendo que quase 60% das mulheres preferiram pacote nacional que incluía aéreo e hospedagem dentro;

-Os Top 5 destinos nacionais mais contratados pelas mulheres em 2021 via CVC foram: Porto Seguro (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ);

-Os Top 5 destinos internacionais mais contratados pelas mulheres em 2021 via CVC foram: Buenos Aires (ARG), Santiago (CHI), Lisboa (POR), Cancún (MEX) e Miami (EUA).

De acordo com Nathalia Torres, quase 70% das mulheres viajam acompanhadas (com outro adulto, crianças ou em grupos), mas é crescente o número das que viajam sozinhas: em 2021 foi de quase 30% e em 2020 chegava próximo aos 20%. Além disso, são elas que lideram a escolha dos destinos das viagens, mesmo quando é feita com mais de um acompanhante. “Vamos reunir histórias divertidas, apaixonantes e corajosas de mulheres -- influenciadoras ou não -- que se aventuraram completamente sozinhas em roteiros de viagens”, completa a executiva.

** Luciana Teixeira Morais é jornalista formada desde 2016, com experiência em reportagens para mulheres, UX writer, SEO e mídias sociais. No iG, escreve para os canais Delas e Receitas, além de uma coluna sobre maternidade.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários