Veja qual é o pente e a escova para cada tipo de cabelo

Para manter a saúde dos fios mais alta, a escolha de pentes e escovas influenciam muito. A tricologista Viviane Coutinho afirma que fazer a escolha certa ameniza a quebra e facilita a penteabilidade dos cabelos. Veja as dicas.

Dentes largos

Ideal para cabelos crespos, ondulados e para fios grossos. O espaço entre os dentes auxilia no desembaraço, sem gerar atrito ou agressão aos fios. É preciso se atentar que os cabelos devem ser desembaraçados no banho, com a ajuda de um creme para pentear, sem o uso do pente nesse momento. Fazer o processo com os fios totalmente encharcados pode quebrá-los, assim como com eles secos, prejudicando assim, a saúde capilar.

Reprodução

Pente de madeira

É indicado para todos os tipos de cabelos. Ele ajuda também a combater o frizz. Ao contrário do modelo de plástico, a madeira ajuda a eliminar a eletricidade estática do cabelo, que causa o arrepio.

Ricca

Pente finos

Destinado a cabelos lisos ou levemente ondulados. Muitas pessoas acreditam que ele ajuda a alisar os fios, mas os fios já precisam ser lisos para que o efeito seja potencializado. É um bom modelo também para fazer penteados. Mas, para isso, use sempre com os fios úmidos, já que o pouco espaço entre os dentes do pente pode agredir os cabelos se eles estiverem secos.

Reprodução

Pente jacaré

É ideal para cabelos lisos e ondulados, pois produz volume nos fios.

Reprodução

Pente garfo

Próprio para cabelos crespos. Ajuda a acentuar e valorizar o volume das madeixas. O pente cria um visual cheio de empoderamento e personalidade. Vale lembrar que este modelo não deve ser usado para desembaraçar os cabelos. Os fios já devem estar desembaraçados e secos.

Reprodução

Escova redonda

É ideal para modelar os cabelos.

Ricca

Chapada

Boa para desembaraçar os fios longos e volumosos.

Reprodução

Vazada

Permite a circulação de ar agilizando a secagem dos cabelos.

Reprodução

Raquete

Possui cerdas flexíveis capazes de desembaraçar diferentes tipos de cabelo.

Reprodução

Não esqueça da higienização

Retire os fios do pente ou escova com as mãos, misture detergente neutro ou shampoo em uma tigela com água morna e deixe de molho por 15 minutos. Esfregue levemente o utensílio com uma escova de dentes não usada, enxague em água quente e deixe secar.

shutterstock