O selo de Edmonia Lewis é o 45º da série Patrimônio Negro
Reprodução
O selo de Edmonia Lewis é o 45º da série Patrimônio Negro

O serviço postal dos Estados Unidos irá homenagear a escultora Edmonia Lewis a partir de quarta-feira, 26. O órgão irá emitir selos em honra da artista, que fazem parte da série Patrimônio Negro. A série homenageia vários artistas e personalidades negras do país.

Edmonia nasceu em 1844, filha de um empresário que comercializava óleos para cabelo e autor de livros. A artista estudou no Oberllan College, em Ohio, e cresceu profissionalmente na cidade de Boston. Se mudou para Roma, na Itália, aos 21 anos e esculpiu diversas figuras bíblicas e históricas. 

"Como a primeira escultora afro-americana e nativa-americana a ganhar reconhecimento internacional, Edmonia Lewis desafiou barreiras sociais e suposições sobre artistas em meados do século XIX na América. O trabalho que produziu durante sua prolífica carreira evoca a complexidade de sua identidade local e reflete a paixão e independência de sua visão artística", disse o serviço postal local em nota. 

A artista morreu em 1907, aos 63 anos, em Londres, por insuficiência renal crônica. Em 2002, ela foi incluída na lista dos 100 Grandes Afro-Americanos. Entre as obras da artista, está a famosa "A Morte de Cleópatra", de 1876.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários