Tamanho do texto

Gestação durou mais de 41 semanas em Itabaiana, interior de Sergipe e equipe médica avalia diabete gestacional associada; bebê e mãe passam bem

mão de bebê arrow-options
shutterstock
Segundo enfermeira bebês são esperado com no máximo 5 kg; nesse caso, mãe e filho foram encaminhados para Aracaju

O  bebê José dos Santos Amarante é o quarto filho da sergipana Paula dos Santos Amarante, de 29 anos. Ele nasceu na última terça-feira (24), pesando 6,27 kg e com uma idade gestacional avançada, já que nasceu após 41 semanas e quatro dias. 

A nascimento foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na sexta-feira (27) e o bebê considerado " gigante ". As informações são do portal G1.

Bebê de dois anos passa uma semana em coma após cair do sofá

“É um bebê que chamamos de gigante para idade gestacional, um bebê que requer cuidado com o controle glicêmico , precisa de uma avaliação mais minuciosa para entender o aumento do peso da criança”, contou a enfermeira da maternidade Angélica Machado Aragão ao G1.

"A paciente foi avaliada no município de Itabaiana e perceberam a necessidade de que ela comparecesse à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju . Não é um fato comum, não são esperados bebês acima de 5kg", complementou a enfermeira.

O nascimento dos dentes pode causar febre alta e diarreia? Entenda

Paula contou que fez o pré-natal e que sua alimentação durante a gestação foi normal. “A gestação foi boa e tranquila, meu bebê está na Unidade Intermediária da MNSL porque nasceu fortinho. Eu não fui diagnosticada com diabetes”, afirmou a mãe.

Como não houve relato de diabetes na gestação, a maternidade vai investigar se existe diabete gestacional associada. A diabetes gestacional causa resistência à insulina no corpo e é provocada pelos hormônios da gravidez . Ela pode influenciar no peso da bebê mesmo antes do nascimento.