O cenário é comum nas famílias com bebês de até dois anos e meio. Desconforto, choro frequente, diarreia, febre e até manchinhas na pele. Uma busca atenta pelo corpo da criança e o motivo logo aparece: os dentinhos estão nascendo! 

Frequentemente, o nascimento dos dentes é relacionado aos sintomas que aparecem por volta dos dois anos
Shutterstock/Viajar pelo Mundo
Frequentemente, o nascimento dos dentes é relacionado aos sintomas que aparecem por volta dos dois anos


Leia mais: Menor bebê do mundo recebe alta após ficar seis meses internado

Enquanto a maioria dos pais acredita ter descoberto a causa do mau estar,  os médicos discordam que o nascimento dos dentes , por si só, possa trazer sintomas graves. Mas então, o que pode causar tanto desconforto? 

Para a cantora e digital influencer Alanna Sayure, mãe de Levi - de 5 anos - o nascimento dos primeiros dentinhos trouxe dúvidas e muitos sintomas diferentes. “A partir do terceiro mês os dentinhos já começaram a nascer. Com Levi, cada dente era uma reação”, recorda a artista. “Ele teve febre, diarreia e gripe”.

Alanna, que está grávida novamente e aguarda a chegada de Alice, diz que, apesar de ter ido ao pediatra, foi a família quem ajudou na falta de experiência que existia com o primeiro filho. “Minhas tias todas têm aquela sabedoria de quem foi criado no sítio. Desde o primeiro sintoma elas disseram que a culpa era dos dentes. E era”, lembra. 

Leia mais: poluição do ar afeta nove em cada dez crianças e adolescentes

Você viu?

De acordo com o médico pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, porém, o senso comum pode ser perigoso. “O despontar dos dentes não causa febre acima de 38 graus - ou qualquer outro sintoma - a menos que a criança apresente alguma inflamação na gengiva , o que não é comum”, diz. Por isso, é importante estar atento. 

Com três filhos, a representante comercial Elisabeth Freire, por outro lado, endossa o coro das mães que não encontram outra justificativa para os sintomas além dos novos dentinhos. “Todos os meus filhos tiveram reações. Dois deles tiveram febre e manchinhas no corpo, que desapareciam após o nascimento dos dentinhos”. 

Para o pediatra, a confusão acontece devido ao fato de que a maioria das viroses também desaparece espontaneamente, fazendo parecer que o sintoma sumiu até após o nascimento do dente. “O nascimento dos dentinhos é como o crescimento de uma unha. Um processo natural do corpo”. 

Mas se não é o nascimento dos dentes, qual o problema? 

De acordo com o médico, os motivos mais comuns para o aparecimento desses sintomas são as viroses. “Na fase dos primeiros dentinhos, aos 6 ou 7 meses, as crianças já saem mais de casa e são muito mais suscetíveis às doenças do que eram aos três meses”, explica. “Também é o momento que levam mais objetos à boca e que começam a frequentar a escola, o que multiplica as exposições”. 

O profissional reforça que, ao detectar qualquer sintoma atípico nos bebês, os pais não devem evitar o pediatra . “Existem inúmeras doenças que podem causar esses sintomas. Desde uma virose até uma meningite. É fundamental que eles são sejam subestimados e que a criança passe por uma avaliação”, recomenda o profissional. 

E como aliviar o desconforto do bebê nessa fase? 

Para os sintomas mais comuns durante o  nascimento dos dentes , como estresse e incômodo na gengiva, Ejzenbaum recomenda o uso de mordedores gelados que aliviam a dor. O gelo é um bom anestésico e os mordedores podem evitar que a criança coloque outros objetos na boca. 

Leia mais: Gravidez é descoberta no 9º mês. Entenda a história

“O que não deve ser usado em hipótese alguma são anestésicos como a xilocaína, que já foram muito recomendados nesses casos”, alerta o profissional. “Já existem estudos que provam que, por anestesiar a boca toda em vez de apenas a gengiva, esses produtos podem causar engasgos”, diz. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!