Equilibrar o orçamento é tarefa constante dos noivos, do pedido à lua de mel. Para não transformar o sonho em pesadelo, reunimos algumas dicas

Organização, pesquisa e planilhas ajudam a noiva a manter as contas no azul
Getty Images
Organização, pesquisa e planilhas ajudam a noiva a manter as contas no azul
Elenir Bernal Pedra de Lima Souza é especialista em finanças e criadora do blog Case Gastando Pouco . O ponto de partida para a noiva não entrar no vermelho, segundo ela, é partir de um cuidadoso estudo do orçamento. “Deve-se sentar e verificar em detalhes o valor que se tem disponível, listando todas as despesas”, explica.

Ela recomenda fazer uma planilha de controle para acompanhar os gastos. Para economizar , a palavra-chave é pesquisa. Mas outras atitudes podem ajudar. Veja a seguir.

Diminua a lista de convidados. Consultores são unânimes: com orçamento limitado, ou você faz uma festa mais ou menos para muitos, ou faz uma boa festa para poucos. “Poucos”, é claro, não significa meia dúzia de pessoas. Para Cláudia Matarazzo, a cerimonialista e autora do livro “Casamento sem Frescura” (Editora Melhoramentos), “não precisa convidar para o seu casamento quem nunca foi na sua casa”.
>> Veja como fazer um mini wedding

>> Ideias para um casamento intimista

Escolha flores da estação. A decoração é responsável por uma boa fatia do orçamento. Flores da época, além de mais bonitas, são mais baratas.

>> Veja quais são as flores de cada estação

>> Ideias de arranjos de flores

Flores da época barateiam custos da decoração
Fernanda e Sharon Fotografia
Flores da época barateiam custos da decoração


Marque o casamento no domingo. Desconto no aluguel do espaço, mais datas disponíveis e até maior comparecimento dos convidados são algumas das vantagens oferecidas pelo dia, menos disputados pelas noivas.

>> Veja as vantagens de casar de domingo

Angelica usou o mesmo vestido da mãe, Lenir: surpresa e emoção na igreja
Fabrícia Soares/Arquivo pessoal
Angelica usou o mesmo vestido da mãe, Lenir: surpresa e emoção na igreja
Ponha a mão na massa.
Cuidar pessoalmente de alguns detalhes e aproveitar os talentos dos noivos, dos amigos e das famílias poupa alguns tostões – e aumenta a graça e o envolvimento de todos neste momento especial.
>> Veja histórias de noivas que personalizaram elas mesmas detalhes do casamento

Recicle seu vestido. Além de gastar menos, usar o vestido de noiva que pertenceu à mãe dá um significado emotivo incomparável ao dia da cerimônia.
>> Veja noivas que se casaram com o vestido da mãe

Veja também
Inspiração para um casamento luxuoso
Inspiração para um casamento moderno

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.