Dicas práticas para economizar na festa infantil

Por iG Delas

compartilhe

Tamanho do texto

Decoração da mesa, bolo, recreação e lembrancinha, tudo no aniversário das crianças pode ser feito de maneira mais barata e, muitas vezes, até mais criativa

Veja dicas de como economizar para fazer a festa de seu filho
Fabiana Moura/Divulgação
Veja dicas de como economizar para fazer a festa de seu filho

Está chegando o aniversário do seu filho e, com a crise, você já começa a pensar como fazer para encaixar a festinha no orçamento da família. Pois saiba que mesmo com pouca verba é possível organizar uma comemoração bacana. Basta um pouco de boa vontade para “colocar a mão na massa” e criar itens decorativos, lembrancinhas, comidas e bebidas em casa mesmo, gastando menos, mas sem abrir mão do bom gosto e das deliciosas guloseimas infantis.

Veja algumas dicas abaixo:

Faça uma planilha
Planejar com um mês de antecedência abre caminhos para os pais encontrarem as melhores ideias e fornecedores, de acordo com o custo-benefício que procuram. Porém, segundo a assessora e organizadora especialista em festas infantis Kika Duarte, essa nem sempre é a melhor saída para os que se empolgam facilmente: “Planejar com antecedência pode dar abertura para gastar mais e não sentir tanto no bolso”. Por isso, faça uma planilha para não fugir do orçamento estipulado.  

Fazer festa em casa ou no salão de festas é uma opção para economizar
Divulgação
Fazer festa em casa ou no salão de festas é uma opção para economizar

Prefira fazer a festa em casa ou no salão de festas
Deixe os buffets infantis de lado e aposte no mais caseiro e simples. Se o salão de festas do prédio não for do tamanho que se espera, usualmente existe uma parte externa que também pode ser utilizada. Malu Mattos, do Ateliê de Criação, orienta: “Se a grana ou o espaço não permitem convidar todos, fique com familiares, amigos mais próximos e amiguinhos dos aniversariantes”.

Faça duas festinhas em uma
Se os filhos fazem aniversário em datas próximas, por que não fazer uma única festa para eles? De acordo com a produtora de festas Kalina Maurer, os pais podem apostar em temáticas unissex e, se a diferença de idade entre os dois for grande, aposte em mesas menores com temáticas distintas para cada criança – mas que combinem.

Pesquise para comprar os materiais da festa
Pesquise bastante antes de comprar guardanapos e materiais descartáveis. “Veja também o preço em atacado, que pode sair mais em conta”, indica Adriana. Mas se tiver mais filhos ou pretende fazer outras festas caseiras, vale apostar em materiais mais duráveis, como copos e pratinhos de plástico mais firme, que podem ser bem higienizados e reaproveitados em próximos eventos.

Outra dica legal se você pretende reaproveitar os itens é pensar mais nas cores do que propriamente no tema da festa, especialmente nos itens gerais de decoração, como caixinhas e porta-docinhos. Além disso, os itens sem personagens costumam ser mais baratos

Brincadeiras antigas encantam as crianças
Mariana Newlands
Brincadeiras antigas encantam as crianças

Aposte em brincadeiras caseiras
“Contratar uma equipe de entretenimento ou brinquedos é sempre mais cômodo e seguro, mas dá para fazer uma festa legal sem isso”, diz Malu Mattos. Brincadeiras antigas como “Corre, cotia”, "Caça ao tesouro" e até "Dança das cadeiras" são ótimas alternativas econômicas, e nem precisa de monitor: basta que um primo ou tio da família puxe a brincadeira.

Outra ideia, principalmente para agradar as crianças menores é montar um “cantinho da pintura”. Separe um espaço com mesinhas para as crianças e deixe por lá lápis de cor ou giz de cera com desenhos para colorir.

Veja 100 brincadeiras para fazer com as crianças

Economize na lembrancinha
Uma opção barata de lembrancinha é montar um kit com pião, corda, bolinha de sabão e outros brinquedos lúdicos. Em grandes centros comerciais, é possível encontrá-los a um preço bem em conta.

Uma lembrancinha bonita e que pode ser simples e barata de fazer
Pinterest/Julia Inocêncio
Uma lembrancinha bonita e que pode ser simples e barata de fazer

Lembrancinhas comestíveis também costumam sair mais baratas. A assessora Adriana Bicudo recomenda comprar tubos de plástico, encher de confeitos de chocolate e embrulhar com celofane. “Para dar uma graça a mais à lembrancinha, a própria criança pode fazer um cartãozinho de agradecimento ou pelo menos assinar o nome”, aconselha.

DECORAÇÃO

A decoração é uma das áreas em que mais dá para economizar hoje em dia. Coisas simples e fáceis de fazer estão em alta. A consultora de eventos Ivani Neublum, da empresa Vivo Desejo, especializada em decoração, afirma que hoje em dia a “festa ostentação” é algo fora de moda. Segundo ela, o bacana mesmo é voltar às origens, com artigos lúdicos. “A tendência é ter comemorações que remetam à família reunida, à infância antiga”, garante a profissional.

Veja, na prática, truques que podem fazer você economizar de forma fácil:

Você pode decorar a mesa ou dar como lembrancinha bonequinhos de bexiga com farinha dentro. É só usar a imaginação
Pinterest/Babble
Você pode decorar a mesa ou dar como lembrancinha bonequinhos de bexiga com farinha dentro. É só usar a imaginação

1 - Na mesa do bolo, coloque coisas pessoais da criança para decorar a mesa principal. Podem ser bichinhos de pelúcia e outros brinquedos que o filho aprecie. Se o tema da festa é Homem-Aranha, por exemplo, que tal espalhar os bonequinhos para enfeitar?

2 - Os pirulitos também são ótimos para preencher os espaços na mesa, e você ainda pode personalizá-los com o tema da festa. Imprima na internet a imagem do personagem, recorte e cole sobre o doce. Em uma bola de isopor revestida de papel de seda, espete os pirulitos e decore a mesa.

3 - Bola de isopor é, na verdade, uma verdadeira aliada na decoração e pode ser usada de várias formas. Basta ter imaginação. Na festa da filha de Anna Claudia, ela pegou um círculo maior de isopor, colou dois menores em cima (para fazer o formato da cabeça da Minnie) e espetou balinhas de goma, uma a uma, com palitos de dente. “É trabalhoso, leva tempo, mas dá um efeito bem bonito”, diz.

4 - Outra dica legal é comprar pequenos guarda-chuvas, deixá-los abertos em cima da mesa, de ponta-cabeça, e enchê-los com balas e chocolates.

5 - Uma boa sugestão para quem gosta de artesanato é pegar caixas de uva (aquelas de madeira) que seriam descartadas e pintá-las da cor do tema da festa. Para enfeitar, pode-se colar imagens do personagem escolhido pela criança. “Se for uma festa sobre o Mickey, por exemplo, você pode colocar as orelinhas decorando a caixa e, dentro dela, bichinhos de pelúcia para enfeitar”, diz Ivani.

6 - Para fazer bandejas para colocar os doces em cima, pinte placas de isopor de 3 cm de altura ou use tampas de caixa de sapato forradas com papel na cor do tema da festa.

7 - Você mesma também pode fazer as etiquetas para decorar os docinhos. Recorte círculos de 6 cm de papel-cartão e cole no meio deles imagens do personagem ou o nome da criança. Cole a etiqueta em um palito de dente e espete em brigadeiros, beijinhos e outras guloseimas.

8 - Depois de colocar todos os docinhos e enfeites de mesa, forre o que sobrou de espaços vazios com confeitos de chocolate ou folhas de árvore falsas. Dá um colorido bem legal.

9 - Outra sugestão para preencher mais a mesa sem gastar é usar taças de champanhe. “Basta colocar papel de seda amassado dentro delas, dar um laço de fita no pé das taças e virá-las ao contrário. Você pode utilizar a base delas para colocar velinhas coloridas ou cupcakes”, orienta Ivani.

10 - Para decorar a parede de fundo da mesa do bolo, a assessora de eventos Adriana Bicudo, da Biscuit, empresa especializada em festas, recomenda usar bandeirinhas feitas de cartolina e amarradas com barbante. Dentro delas, dá para colocar letras com o nome da criança ou com a palavra “parabéns”.

11 - Outra dica de painel decorativo pode ser feito com círculos de papel-cartão nas cores do tema festa. Faça dois tamanhos diferentes (um círculo de 40 cm e outro de 30 cm), junte os dois, e cole no meio a imagem do personagem (que você pode imprimir na internet). Cole na parede com fita adesiva.

12 - Para deixar a decoração mais personalizada sem gastar, espalhe porta-retratos com fotos de diferentes fases da criança pelas mesas de apoio ou em meio aos docinhos.

13 - Bexigas também são sempre recomendadas, pois são baratas e dão um visual lindo. Você pode prendê-las no teto com fita adesiva e amarrar fitinhas na base. Espalhe os balões pelo salão ou coloque-os pompons amarrados aos pés da mesa.

14 - Para as mesinhas em que ficam os convidados, pode-se comprar toalhas de TNT na cor do tema da festa ou até mesmo “personalizar”.

COMES E BEBES

Na hora de pensar em comida e bebida para festa infantil, o segredo é pensar em praticidade e evitar o desperdício. Petiscos que podem ficar à disposição decoram a mesa e dispensam garçons. E para os docinhos, vale lembrar que criança gosta mesmo de brigadeiro, beijinho e bicho-de-pé. “Esse tipo de doce costuma ser mais barato e mais fácil de fazer em casa”, comenta Malu Mattos.

Beijinho e paçoquinha: escolhas certeiras para a mesa de doces de festas infantis
iG Receitas
Beijinho e paçoquinha: escolhas certeiras para a mesa de doces de festas infantis


Aprenda a fazer beijinho e paçoquinha de colher!

Kika Duarte dá a dica para o cálculo da quantidade: a média com folga é de seis docinhos e 12 salgadinhos por convidado acima de cinco anos. Crianças menores que isso dificilmente comem em uma festa e não precisam entrar na contagem.

Veja dicas para os comes e bebes para a festa de seu filho:

1 - Uma boa sugestão de comida é montar uma “estação” de hot-dog para crianças e adultos, com minipão com salsicha, purê de batata, batata-palha, mostarda e catchup. É uma opção fácil e barata para servir – e as crianças geralmente adoram.

2 - A velha e boa carne louca no pãozinho também rende bastante, tornando-se uma alternativa de comida gostosa com custo mais acessível.

3 - Salgadinhos de forno são bem práticos, pois não exigem fritura na hora. Entre as opções, sirva minipizza, pão de queijo, esfiha e empada.

4 - Tortas e quiches, ao estilo vovó, são opções de cardápio econômicas e que dão para fazer com antecedência. Corte em pedacinhos menores e sirva.

5 - Não precisa inventar muito com os docinhos. Uma opção barata e que dá um visual superbonito à mesa é a gelatina. “Fica ainda mais legal se a pessoa colocar em copinhos e por uma velinha em cada um, para que cada criança assopre no parabéns”, sugere a consultora Ivani Neublum.

6 - Brigadeiro de copinho é uma alternativa econômica e que dá um visual muito bonito à mesa. Coloque os potinhos na lateral de todo o móvel. Para deixar o brigadeiro de colher ainda mais charmoso, você pode colar um lacinho na colherzinha do doce.

7- Um bolo que está na moda e é fácil de fazer é o chamado “naked cake”. Sem acabamento e prático de preparar, é decorado apenas com frutas e açúcar peneirado, portanto, não requer grandes técnicas de cobertura. Aprenda a fazer!


compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas