Angela Davis é uma das mais importantes ativistas do movimento negro e  pensadora do feminismo negro
Reprodução/ Boitempo
Angela Davis é uma das mais importantes ativistas do movimento negro e pensadora do feminismo negro

Hoje dia 26 de janeiro Angela Davis  completa 78 anos. Ao lado de  pensadoras negras como bell hooks , Davis é considerada uma das mais importantes ativistas e pensadoras do movimento negro, respeitada mundiamente, com destaque em seus trabalhos que fazem a intersecção de classe, raça e gênero. 

Angela Yvonne Davis é filósofa, ativista, escritora e professora do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia. Em sua trajetória política se tornou próxima do Partido dos Panteras Negras e se tornou conhecida internacionalmente por ter sido presa por uma falsa acusação de atentado, mobilizando a enorme campanha “Libertem Angela Davis” nos anos 70. Esse evento, marcante para a vida da intelectual, foi esmiuçado no livro "Angela Davis - Uma autobiografia" e no documentário "Libertem Angela Davis".

Ao sair da prisão, Davis retomou sua produção intelectual e ativismo político com o foco em raça em gêneroi e chegou a concorrer à vice-presidência dos Estados Unidos, entre os anos 1980 e 1984 pelo Partido Comunista daquele país. Se tornando até hoje um símbolo de luta antirracista, especialmente quando se debate a dupla opressão de mulheres negras, sendo uma das teoricas mais importantes atualmente sobre feminismo negro. 

Davis esteve no Brasil várias vezes, sempre reunindo multidões em suas palestras e seminários. Entretando, seus livros só começaram a ser traduzidos para português há poucos anos, como é o caso de "Mulher, Raça e Classe", publicado pela Boitempo Editorial. Além de se engajar nas pautas raciais e de gênero, Angela Davis ativista pela libertação da Palestina e anti-prisional, dois temas bastante explorados em seu último livro "A liberdade é uma luta constante". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!