Modelo familiar muda por conta da grande presença feminina no mercado de trabalho

Resultados permitiram caracterizar o perfil dos casais de dupla carreira no Brasil
Thinkstock
Resultados permitiram caracterizar o perfil dos casais de dupla carreira no Brasil
Você já parou para pensar em quais as suas prioridades para o ano novo? O que está no topo da lista: trabalho ou família? É isso o que um estudo desenvolvido na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo tenta descobrir. Comandada pela estudante de doutorado Heliani Berlato, a pesquisa procura mapear qual o principal foco na vida de casais nos quais os dois trabalham, fenômeno conhecido pela palavra em inglês (dual career), algo como, dupla carreira.

A pesquisa contou com 340 participantes, todos ex-alunos da FEA, que deveriam ser casados ou viver maritalmente. Os resultados permitiram caracterizar, por meio de estatísticas descritivas, o perfil dos casais de dupla carreira no cenário brasileiro.

CURTA A PÁGINA DO DELAS NO FACEBOOK E SIGA O @DELAS NO TWITTER

Com base nos estudos sobre tipologias, a pesquisa chegou a cinco tipos de “dual career”: familista coordenada, familista convencional, carreirista coordenada, carreirista convencional e acrobata.

Os familistas são aqueles que priorizam a família, os carreiristas priorizam a carreira e os acrobatas atribuem importância similar a ambas as esferas. Verificou-se na amostra que há uma maior adesão ao tipo acrobata, ou seja, os casais estão dispostos a atuar simultaneamente nas esferas família e carreira.

O modelo familiar tradicional e a identidade de homens e mulheres em relação ao desempenho de suas funções são duas estruturas impactadas pela mutação dessas mesmas estruturas.

Tais mudanças, que acabaram favorecendo uma relação mais íntima entre família e trabalho, levaram a mulher a assumir responsabilidades e atividades antes consideradas somente dos homens, como o desenvolvimento e comprometimento com a própria carreira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.