Economizar tempo não requer mudanças drásticas na rotina, mas pequenos ajustes em tarefas diárias. Veja como fazer seu dia ficar maior

Na correria que envolve família, casa e trabalho, não são raros os momentos em que desejamos um dia com mais de 24 horas. Aumentar a quantidade de minutos do relógio não é possível, mas fazer com que eles rendam mais – e, assim, tornar o dia mais longo – está ao alcance de todos. Basta um pouco de organização e mudanças simples nos hábitos cotidianos, sem abrir mão de nada. Três especialistas dão 10 dicas para você chegar lá. Confira.

1. Faça exercícios perto de casa ou do trabalho

A ideia é não precisar tirar o carro da garagem para chegar à academia. Em vez de gastar 40 minutos no trânsito (20 na ida e 20 na volta), caminhe por, no máximo, 20 minutos (10 na ida e 10 na volta).

Tempo economizado: 20 minutos por dia

2. Faça uma grande compra no supermercado por mês

Cada compra média semanal no supermercado envolve o tempo gasto no trânsito (40 minutos – 20 na ida e 20 na volta), na escolha dos produtos (20 minutos), na espera na fila do caixa (10 minutos), na passagem das compras pela registradora (5 minutos) e na organização da despensa da casa (15 minutos). Uma hora e meia por semana, seis horas por mês.

Fazendo uma grande compra mensal, o tempo gasto será um pouco maior no dia (duas horas, distribuídas em 40 minutos no trânsito, 35 minutos na escolha dos produtos, 10 minutos na espera na fila do caixa, 10 minutos na passagem das compras pela registadora e 25 minutos na organização da despensa da casa), mas será único.

Tempo economizado: Quatro horas por mês = uma hora por semana = 10 minutos por dia*

3. Compre produtos frescos em um mercado próximo de casa ou do trabalho

Mais uma vez, o objetivo é deixar o carro na garagem, ir a pé e economizar o tempo que seria passado no trânsito. A economia de tempo é de 20 minutos por vez (em vez de gastar 40 minutos no trânsito – 20 na ida e 20 na volta –, levam-se, caminhando, 20 minutos – 10 na ida e 10 na volta). Considerando que é comum precisar comprar frutas e verduras fresquinhas duas vezes por semana, chega-se a economizar 40 minutos semanalmente.

Tempo economizado: 40 minutos por semana = 6 minutos por dia*

Leia também: Guia de Receitas


4. Contrate o serviço de transporte escolar para as crianças

O tempo gasto no transporte escolar particular ultrapassa uma hora: 20 minutos para chegar à escola e deixar as crianças lá, outros 20 para voltar para casa, mais 20 para retornar à escola para buscá-las e os 20 finais para todos regressarem ao lar depois das aulas. Organizar um revezamento com outros pais já ajuda a ganhar tempo. E contratar o serviço de transporte escolar economiza o período na íntegra.

Tempo economizado: Uma hora e 20 minutos por dia

Economizar tempo não requer mudanças drásticas na rotina, mas pequenos ajustes em tarefas diárias
Getty Images
Economizar tempo não requer mudanças drásticas na rotina, mas pequenos ajustes em tarefas diárias

5. Determine horários para acessar os e-mails

Com os e-mails abertos o dia inteiro é difícil resistir à tentação de interromper o que está fazendo para dar “apenas uma olhadinha” no que acabou de chegar. Estima-se que uma pessoa gaste, em média, sete minutos cada vez que dá essa “entradinha básica”. Se repetir isso dez vezes ao longo do dia, são 70 minutos (1h10) gastos com e-mails. Determine quatro horários para checar a caixa de entrada e reserve 15 minutos para cada período, totalizando uma hora de seu dia para os e-mails.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

Faça o teste: você está viciada em redes sociais?

6. Entre nas redes sociais duas vezes por dia

Facebook, Twitter, Instagram... São muitas as redes sociais com o (quase imperceptível) poder de sugar seu tempo, dadas as dezenas de atualizações de status e postagens de pensamentos e fotos de seus amigos. Em vez de acessá-las várias vezes ao longo do dia, podendo gastar até uma hora na soma de todos os logins, reserve dois períodos de 25 minutos cada para se atualizar e interagir com suas turmas em todas as redes sociais.

Tempo economizado: 10 minutos por dia


7. Aos domingos, faça um planejamento de todos os dias da próxima semana

Se a cada começo de dia você parar para colocar no papel o que precisa realizar até a hora de dormir, não gastará menos que dez minutos nessa tarefa – ou seja, 70 minutos (1h10) por semana. Fazendo o planejamento de todos os dias da semana seguinte na calma da noite de domingo, o tempo gasto será de, no máximo, 30 minutos, já que todos seus esforços estarão concentrados na agenda.

Tempo economizado: 40 minutos por semana = 6 minutos por dia*


8. Lave as roupas em um único dia da semana

Em vez de lavar poucas roupas todos os dias, no ciclo de 30 minutos da máquina de lavar (totalizando 210 minutos, ou 3h30, por semana), acumule as peças e lave-as uma vez por semana, em um ciclo de 1h30 (90 minutos), com a máquina cheia.

Tempo economizado: 120 minutos por semana = 18 minutos por dia*


9. Lave a louça uma vez por dia

Se lavar a louça do café da manhã, do almoço, do lanche da tarde e do jantar separadamente, você gastará em média dez minutos por vez – ou seja, 40 minutos por dia. Fazendo a lavagem de uma vez só, no final do dia, a tarefa levará no máximo 30 minutos.

Tempo economizado: 10 minutos por dia


10. Mantenha os armários e a despensa arrumados

Quase ninguém se dá conta, mas minutos preciosos são perdidos, diariamente, na procura de uma toalha, um pacote de cereais ou uma latinha de atum nos armários da casa. Estabelecendo o local em que cada item deve ficar, você irá direto a ele e não gastará tempo tentando lembrar onde o colocou pela última vez.

Tempo economizado: 10 minutos por dia

* Os minutos diários são arredondados de acordo com o resultado da divisão de minutos semanais por sete (os dias da semana).

Agradecimentos: Christian Barbosa (especialista em produtividade), Marco Darvas (consultor sistêmico) e Sergio Guimarães (especialista em administração do tempo).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.