Eventos paulistas começam nesta semana e oferecem boas ideias para mobiliar a casa

Reaproveitamento de materiais é o foco da atenção em dois eventos de design realizados na capital paulista a partir desta semana: “movBA” e “Re-design”. As exposições que acontecem até o final de novembro mostram alternativas em móveis reutilizados e a importância de trabalhos inclusivos. Para confeccionar as peças em exposição, os artistas dos projetos usaram como materiais pallets, tubos, plásticos, cintas de amarrar contêineres e restos de madeira.

Saiba mais:  Ideias para deixar a casa linda com objetos e materiais reciclados

Confira abaixo os trabalhos dos designers que participam dos projetos e algumas das obras presentes nas mostras:

Na exposição “movBA”, realizada pelo Museu Belas Artes de São Paulo, o visitante poderá conferir 20 protótipos de móveis sustentáveis . As peças foram desenvolvidas por alunos de arquitetura e urbanismo do centro acadêmico a partir de descartes de MDF, cintas de amarrar contêineres e pallets. O projeto contou ainda com a participação de integrantes do Centro de Progressão Penitenciária de Hortolândia na confecção do mobiliário.

“Fizemos visitas aos presos para conhecer sua forma de trabalho e o que poderia ser feito, além de avaliar o quanto de material estaria disponível”, afirma Denise Xavier, professora de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Belas Artes. As obras do projeto "movBA" – que demorou um ano para ser concluído – serão doadas para comunidades carentes da cidade.

Já a mostra “Re-design” busca no intercâmbio de profissionais holandeses e brasileiros novas possibilidades de confeccionar obras recicladas. O projeto consiste no reaproveitamento de materiais como ripas de madeira, restos de impressões, banners, nichos de produtos, itens plásticos e tubos, transformando-os  em peças de design. O resultado da parceria entre o Museu da Casa Brasileira e o Moti (Museu da Imagem, de Breda, na Holanda) poderá ser conferido a partir do dia 10 de novembro.

Três representantes de cada país participam do “Re-design”, sendo Thiago Bender, Rodrigo Bueno e Christian Ullmann, do Brasil, e Klaas Kuiken, Jan Eric Visser e o grupo coletivo Refunc, da Holanda. “Escolhemos os seis profissionais de acordo com suas abordagens. Buscamos consistência nas propostas e conhecimento sobre o reuso e a variedade do lixo urbano ”, diz Mara Gama, curadoria do projeto.

Serviço:

“movBA”
Data: de 5 a 13/11
Horário: 10 às 20h
Endereço: Rua José Antonio Coelho, 879 - Vila Mariana (Museu Belas Artes de São Paulo)
Entrada: gratuita

“Re-design: brasileiros e holandeses experimentam descartes”
Data: de 7 a 25/11
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano (Museu da Casa Brasileira)
Entrada: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Domingos e feriados – gratuito
Telefone: (11) 3032-3727

Leia também:

Xícaras e canecas para fazer cupcakes

Designer floral da nobreza europeia ensina como fazer arranjos

Aproveite mais a varanda


Siga o iG Delas pelo Twitter e assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.