Pisos de material reciclado, telhados verdes e adesivos de fixação atóxicos colaboram com a saúde do planeta

Ter uma casa ecológica não é tão difícil – nem tão caro – como pode parecer. Pequenas atitudes, que começam com uma seleção mais cautelosa dos materiais utilizados na obra, podem ajudar a preservar o planeta, além de diminuir as contas da casa no final do mês.

Confira 28 opções de materiais de construção sustentáveis



Entre os materiais de construção “verdes”, destacam-se aqueles provenientes de reaproveitamento de plásticos, madeiras , fibras vegetais, vidros, pneus e garrafas PET, que resultam em itens como telhas e revestimentos para pisos e paredes.

“Materiais com toxicidade dentro dos limites de salubridade também são considerados sustentáveis”, afirma Paola Figueiredo, vice-presidente do Grupo Sustentax , empresa brasileira de certificação e consultoria em sustentabilidade. Ela destaca produtos como adesivos para fixação de espelhos, revestimentos, plásticos e tubos e conexões de PVC, além de tintas com baixa concentração de compostos orgânicos voláteis , que são nocivos à atmosfera.

A lista de materiais de construção sustentáveis conta também com produtos feitos com madeiras certificadas – oriundas do manejo sustentável da floresta – ou de reflorestamento, isto é, de ciclo vegetativo rápido (no máximo 10 anos). Pinus, eucalipto e bambu são os principais exemplos, de acordo com Marcos Casado, gerente técnico do Green Building Council Brasil .

A entidade é responsável pela criação da campanha One Degree Less (um grau a menos), que incentiva a criação de tetos verdes (cobertos por plantas) e brancos. Enquanto a vegetação absorve a água da chuva, os telhados pintados com cores claras refletem melhor a luz. Trata-se, portanto, de duas alternativas para a diminuição do calor gerado pelas coberturas. “São mecanismos que amenizam os efeitos das ilhas de calor nas cidades, favorecendo o controle do aquecimento global”, afirma Casado. Esse resfriamento proporciona, ainda, a economia da energia consumida por condicionadores de ar e ventiladores .

A água absorvida pelas coberturas verdes – e pelos pisos drenantes para jardim –, também é útil para lavagem de calçadas , irrigação de plantas e descarga de vasos sanitários, o que gera economia deste recurso cada vez mais raro na natureza.

Serviço

Ace Revestimentos

Aubicon

Bosch

Ciplak

Cosentino

Ecotelhado

Ecowood Rio

Eliane

Emmeti

Eucatex

Greenwall Ceramic

Hydro Z

IndusParquet

Lepri Cerâmicas

Mactra

NeoBambu

Nueva

Oca Brasil

Onduline

Portobello

Recesa

Remaster

Solarium Revestimentos

Timbertech

TopTelha

Trisoft

Verbamfix

Vidrepur

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.